PT
|
EN
|
FR
LisBoaIdeia

Have an idea for the City of Lisbon ?
Use this platform to submit it. It will be published and left open for public debate and comments.
The City Council of Lisbon will eventually take a decision concerning the viability of the implementation of the idea.
Get involved !

Some pieces of advice to submit a good idea

Explain your idea clearly, briefly and objectively
Try not to exceed 1500 characters
Avoid using overly technical terms
Clearly mention the benefits of your idea for the city
Illustrate your idea with pictures or videos whenever you can

Participation rules
41

Ideas

28

Comments

908

Votes/likes

0

Ideas in technical evaluation

Desporto
1 Votes
51 Days Until Evaluation
user profile picture
nspimenta
2017-04-19

Identificar online georeferenciando os bebedouros disponíveis na cidade de Lisboa

Desporto
0 Comments

1

0

Reabilitação Urbana e Espaço Público
4 Votes
35 Days Until Evaluation
user profile picture
Isac Pratas
2017-04-03

Hoje em dia não se pode levar cães para a praia, os poucos parques na cidade são perto da estrada, noutras cidades há bastantes parques. Fazem falta espaços destes, a instalação é baratissima e a manutenção muito pequena. O do Campo Grande é um bom exemplo. Entre a avenida Brasilia e o rio há imensos espaços livres desaproveitdos, mas um pouco por toda a cidade seria algo que poderia fazer bastante diferença.

Reabilitação Urbana e Espaço Público
0 Comments

4

0

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
0 Votes
53 Days Until Evaluation
user profile picture
paula borges
2017-04-20

Boa Tarde Caro/a Senhor/a, Lisboa está a transformar-se numa capital muito turística, à semelhança de outras capitais e cidades europeias, como Madrid, Paris, Londres, Roma, Barcelona. Sendo que, quem nos visita não fala nem compreende português, mas sabe e fala a língua da globalização, o inglês. Acontece, que as informações prestadas nos transportes públicos na cidade de Lisboa, Carris e Metro, são prestadas só em português. Defendo ainda, que os Táxis na Cidade de Lisboa, consoante a praça a que pertencem, passem a indicar nas portas dos bancos da frente, de forma legível,o contacto da Central telefónica, assim como o valor médio do frete para o aeroporto. Obrigada. Atentamente, paula borges

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
0 Comments

0

0

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
69 Votes
12 Days Until Evaluation
user profile picture
Pedro
2017-03-10

Como incentivo à utilização da bicicleta, é necessária a criação de locais seguros e abrigados onde seja possivel estacionar as mesmas, principalmente nos periodos noturnos Propõe-se assim a criação de locais para o estacionamento de bicicletas nos parques subterraneos da EMEL (numa primeira fase) e se possível também nos subterranos de outras empresas como a EMpark, BragaParques, etc. Esta ideia de baixo custo oferece assim a quem não tem garagem nem espaço em casa, um local onde deixar a bicicleta durante o periodo noturno de forma seguro, constituindo assim um grande incentivo à adoção da mesma como meio de transporte. Como exemplo do que se pretende, é o parque da EMEL da calçada do Combro que já possui um espaço para cerca de 10/20 bicicletas e que frequentente está cheio.

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
3 Comments

70

1

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
0 Votes
52 Days Until Evaluation
user profile picture
Paulo Sampaio Neves
2017-04-20

Um motociclo parado num lugar de automóvel, mesmo que gerido pela EMEL, e mesmo que pague parquímetro, é um espaço mal aproveitado. Estranhamente, na zona dos Anjos onde resido, é comum ver motociclos parados em lugares da EMEL para carros e havendo tanta dificuldade em estacionar automóveis nesta zona, só dificulta ainda mais. O mesmo seria se uma bicicleta ocupasse um lugar inteiro destinado a estacionamento de automóvel. Como tenho carro, motociclo e bicicleta não defendo nenhum grupo em especial e respeito todos. Proponho: - tornar obrigatório o estacionamento de motociclos na via pública nas zonas destinadas para eles numa área de 200 metros, ou seja, se há um estacionamento na via pública para motos a menos de 200 metros então não podem estacionar num espaço destinado a automóvel nem no passeio - permitir aos motociclos e bicicletas o estacionamento em passeios apenas em zonas delimitadas e assinaladas para o efeito, com protecção para que os invisuais identifiquem o obstáculo, sendo que estas zonas serão apenas para bicicletas caso exista estacionamento na via pública para motos - reforçar a sinalização no sentido de autorizar a circulação por veículos de duas rodas motorizados nos corredores de BUS Obrigado

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
0 Comments

1

1

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
31 Votes
16 Days Until Evaluation
user profile picture
Ana Canal
2017-03-15

Também esta é uma das principais saídas e entradas da cidade e por ela passam múltiplas carreiras de autocarro. Do lado de Almada já foi criada uma via Bus que funciona entre as 6h00 e as 10h00 de segunda a sexta feira, o que permite fazer o trajeto Almada-Marquês de Pombal em cerca de 20/30min. Em contrapartida, a inexistência de uma via Bus do Marquês de Pombal até à Ponte 25 de Abril, faz com que o percurso inverso demore em média 40/60min. A criação de uma via Bus do Marquês de Pombal até à Ponte 25 de Abril (ambos os sentidos) é portanto tão urgente como a excelente proposta já apresentada para a A5. O investimento necessário limita-se praticamente a novas marcações rodoviárias e os benefícios para a regularidade e velocidade das carreiras que atravessam este espaço serão imediatos e muito significativos. Acredito que se se conseguir reduzir o tempo de circulação com a criação de uma via Bus, será um estimulo importante para a utilização dos transportes públicos e para a redução do número de veiculos particulares que todos os dias entram na cidade de Lisboa.

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
4 Comments

32

1