PT
|
EN
|
FR

Open Lisbon Logo

LisBOAideia

Have an idea for the City of Lisbon ?
Use this platform to submit it. It will be published and left open for public debate and comments.
The City Council of Lisbon will eventually take a decision concerning the viability of the implementation of the idea.
Get involved !

Some pieces of advice to submit a good idea

Explain your idea clearly, briefly and objectively
Try not to exceed 1500 characters
Avoid using overly technical terms
Clearly mention the benefits of your idea for the city
Illustrate your idea with pictures or videos whenever you can

Participation rules
199

Ideas

192

Comments

2152

Votes/likes

5

Ideas in technical evaluation

Shown topics 199
Estrutura Verde, Ambiente e Energia
In Evaluation
user profile picture
Monica Ribeiro
2018-07-23

Boa tarde, O Jardim Arco do Cego foi requalificado à muito pouco tempo, está muito bonito e é um espaço de lazer para muitas pessoas (trabalhadores na área e jovens) à hora do almoço e não só. Mas este jardim só tem bancos ao sol. Assim era agradável a existência de bancos à sombra, onde fosse possível desfrutar mais tempo naquele espaço ( por exemplo a ter um livro à hora do almoço ou ao final da tarde). A ideia que tive passava pela colocação à volta de cada árvore (ou pelo menos de algumas) de um sistema de "bancos", caso seja possível devido ao crescimento das árvores. Obrigada

3 Votes
1 Comments

4

1

Segurança e Proteção Civil
Excluída
user profile picture
Jorge Musumeci
2018-05-15

A CML arrecada milhões com o imposto sobre dormidas e este capital poderia ser investido para suportar os custos de pulseiras eletrônicas para todos os carteiristas já identificados e futuros, que ficam monitorados e proibidos de entrar no centro de Lisboa sob pena de prisão efetiva e serem expulsos de Portugal, no caso dos estrangeiros, que são na maiotia romenos. É uma praga e a culpa é do governo que não atua em conformidade e por adiantado. A polícia perde o tempo a fazer investigações e detenções que não tem nenhum prejuízo para o carteirista que volta a atuar por culpa da falta de punição severa.

0 Votes
1 Comments

0

0

Cultura
In Evaluation
user profile picture
Diego Alvarez
2018-05-15

Em Portugal os centros têm titulo.. un nome na porta...as escolas, as universidades ....mas o cemiterio dos Prazeres não...é o cemiterio mais visitado de Portugal , tem arte , historia, patrimonio etc...mas os turistas entram sem chegar a saber onde é que vaõ...Por exemplo o cemiterio de Alto de São João tem nome, data e ate a historia de quem fundou etc... O cemiterio dos Prazeres tivesse que ter informação o nome e data "1833"...assim ja as pessoas sabem que tem 185 anos!!! Passo um link quando fiz meu estagio lá..olhem foto três...http://www.cosmichouse.tziki.net/cemiterio-dos-prazeres-um-museu-a-ceu-aberto/ Link oficial do cemiterio http://www.cm-lisboa.pt/equipamentos/equipamento/info/cemiterio-dos-prazeres neste link Alto de São João onde podem ver a data na porta...com historia etc.. http://www.cm-lisboa.pt/en/equipments/equipment/info/cemiterio-alto-de-sao-joao Não tem sentido não haver "nome " nem data na porta... Obrigado.

3 Votes
1 Comments

4

1

Habitação e Desenvolvimento Local
In Evaluation
user profile picture
Raquel Serrano Faria
2018-05-29

Instituir a venda de garagem para dinamizar a reutilização e reciclagem de certa forma. A minha ideia passa por, 1 vez por mês, fazer uma venda de garagem em determinado bairro (Permissão da Câmara para utilização do espaço comum, disponibilização de bancas simples para que os cidadãos que se inscrevam e possam vender as suas coisas a terceiros em bom estado de conservação. O que não se vender durante os dias de venda de garagem (2 dias - um fim de semana num mês), pode ser doado (importante existir em cada venda, a presença de uma Instituição ou duas) Vantagens: - Cidadãos satisfeitos por fazerem negócio com coisas que já não pretendem; - Reciclagem e reutilização das coisas para quem compra; - Pagamento de taxa de inscrição na venda (10,00€ / exemplo) que reverte a favor de Lisboa para outras ações - Quem vende também pode comprar - Atracção de pessoas de Lisboa e de outras zonas aos bairros / atração de turistas / possível dinamização de negócios locais. Caso exista interesse gostaria de dinamizar este projeto.

8 Votes
3 Comments

9

1

Reabilitação Urbana e Espaço Público
Excluída
user profile picture
William Naval
2018-06-03

a agua e um bem escasso e as grandes metropoles percisam de alternativas para a poupança efetiva de agua, visto que a realidade de joanesburgo e real e pode acontecer em lisboa. Assim com um mecanismo tecnico podemos reduzir o consumo de agua nas casas de banho. Assim um autocolismo numa descarga gasta cerca de 5 a 10 litros . Assim recuperando a agua gasta em banhos e no lavatorio , criando um mecanismo de retenção dessa agua, com filtros, para reter impurezas, encaminha la para um reservatorio e reencaminha la para encher o autocolismo. Assim atraves do uso de agua salobra, impropria para consumo, para uso na descarga do autocolismo, cujo uso nao percisa de agua limpa da rede de abastecimento, poupamos efetivamente agua , bem de futuro a proteger devido a escassez.

0 Votes
1 Comments

0

0