PT
|
EN
|
FR

Open Lisbon Logo

LisBOAideia

Have an idea for the City of Lisbon ?
Use this platform to submit it. It will be published and left open for public debate and comments.
The City Council of Lisbon will eventually take a decision concerning the viability of the implementation of the idea.
Get involved !

Some pieces of advice to submit a good idea

Explain your idea clearly, briefly and objectively
Try not to exceed 1500 characters
Avoid using overly technical terms
Clearly mention the benefits of your idea for the city
Illustrate your idea with pictures or videos whenever you can

Participation rules
189

Ideas

190

Comments

2142

Votes/likes

5

Ideas in technical evaluation

Shown topics 116
Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
Closed
user profile picture
João Oliveira Leonardo
2017-03-11

Esta é uma das principais entradas da cidade e por ela passam múltiplas carreiras de autocarro. A criação de uma via Bus contínua desde do Marquês de Pombal até à A5 (ambos os sentidos) é portanto tão urgente como barata. O investimento necessário limita-se praticamente a novas marcações rodoviárias e os benefícios para a regularidade e velocidade das carreiras que atravessam este espaço serão imediatos e muito significativos.

45 Votes
4 Comments

46

1

Estrutura Verde, Ambiente e Energia
Closed
user profile picture
lijealso
2017-03-11

A ideia tem como base um site dedicado ao arvoredo de Lisboa e a disponibilização de informação o mais completa e actualizada possível sobre o mesmo, apoiada num mapa. A partir do mapa seria possível obter informação sobre cada árvore, para além dos parâmetros básicos, como a altura, perímetro, etc, a espécie, um enfoque sobre parâmetros como quantidade de CO2 sequestrado, energia conservada, água interceptada, poluentes removidos do ar, e o total do valor dos benefícios (por ano), cada um destes valores expressos em euros. Transpondo para todo o arvoredo mapeado, seria possível ter uma noção, em termos monetários do valor do arvoredo da cidade (dos serviços ambientais prestados). O mapeamento não seria estático, permitiria e estimularia o mapeamento colaborativo por (grupos de) cidadãos e entidades, promovendo a cidadania, em eventos específicos. Permitiria também que o cidadão adoptasse uma ou mais árvores, permitindo o registo de atividades de relevo, como problemas detectados, actualização de dados biométricos, rega, deservagem, retirada de lixo, mulching, melhoramento de caldeira, etc. O site referido teria que possuir uma forte componente de sensibilização relativa à importância do arvoredo e informação técnica com as melhores práticas relativas a cuidar de árvores. Dada a limitação financeira, e ideia seria implementada como projecto-piloto em zona limitada e eventualmente ampliada noutro contexto. Exemplo: https://tree-map.nycgovparks.org

94 Votes
2 Comments

96

2

Reabilitação Urbana e Espaço Público
Closed
user profile picture
Jozhe Fonseca
2017-03-11

A situação atual é uma Iluminação do século XX inadequada e sombria, no túnel entre a Praça do Império e Padrão dos Descobrimentos A instalação de luz LED linear de acentuação indirecta nas laterais do tunel. Num túnel de mosaico azul e tecto azul, o ambiente fica parecido com o mar e o céu.

40 Votes
1 Comments

41

1

Cultura
Closed
user profile picture
Jozhe Fonseca
2017-03-11

Graffiti constante em paredes de grandes dimensões. Neste caso específico, a parede Calçada do Carmo junto à escadaria, por ser no centro e muito visível. A utilização de arte urbana em azulejaria (de tendência portuguesa) para cobrir paredes de grandes dimensões grafitadas é uma idea para a impedir a utilização das paredes e de mais fácil limpeza em caso de grafitagem. A instalar, a peça de arte em azulejaria “Passages” de Ilan Katin uma abstração do heteronimo Álvaro de Campos, é uma idea.

7 Votes
1 Comments

10

3

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
Closed
user profile picture
Jozhe Fonseca
2017-03-11

Se em certos sítios é necessario trocar a calçada Portuguesa por outro tipo de material que se siga um padrão similar. O pedra bloco de Bruxelas disposta transversalemente a ela propria de 2 em 2 pequenos blocos simula a calçada portuguesa. A pedra também tem o tipo de cor.

9 Votes
1 Comments

14

5

Reabilitação Urbana e Espaço Público
Closed
user profile picture
Jozhe Fonseca
2017-03-12

A necessidade de implementar, manter e gerir mobiliário urbano. A gestão do mobiliário urbano, deve ter em conta uma dupla ou tripla utilidade na forma/ função do objecto. Mobiliário com iluminação publica incorporada ou com proteção de sol e chuva incorporada, utilização do espaço contíguo, de fácil implementação e em espaços reduzidos.

2 Votes
1 Comments

3

1