PT
|
EN
|
FR

Open Lisbon Logo

LisBOAideia

Have an idea for the City of Lisbon ?
Use this platform to submit it. It will be published and left open for public debate and comments.
The City Council of Lisbon will eventually take a decision concerning the viability of the implementation of the idea.
Get involved !

Some pieces of advice to submit a good idea

Explain your idea clearly, briefly and objectively
Try not to exceed 1500 characters
Avoid using overly technical terms
Clearly mention the benefits of your idea for the city
Illustrate your idea with pictures or videos whenever you can

Participation rules
60

Ideas

68

Comments

1355

Votes/likes

2

Ideas in technical evaluation

Shown topics 15
Higiene Urbana
4 Days Until Evaluation
user profile picture
José
2017-05-29

Na Cidade de Lisboa encontramos no chão das nossas ruas e estradas beatas de cigarros em todo o lado. Eu sou fumador e confesso que não gosto de fumar na rua e deitar o meu cigarro para o chão. Então porque não criar em certos locais, de forma apenas educativa, pontos próprios para fumadores (por exemplo em algumas paragens de autocarro, ou outros pontos onde já exista uma infraestrutura - para não gastar dinheiro - com uma identificação de "aqui pode apagar o seu cigarro" e um cinzeiro ao dispor de fumadores? Num país livre e democrático todos temos direitos e deveres, assim, porque não começar por uma pequena tentativa de criar locais próprios para os fumadores deixarem as suas beatas e promover uma cidadania mais ativa. Todos se recordarão que antigamente os dejetos dos cães de companhia não eram apanhados pelos donos e hoje em dia já é habitual ver os donos de muitos animais a fazerem isto, bem sei que foi por decreto-lei, mas será que temos de chegar a esse ponto?. Lisboa como capital do país poderia ser o local "piloto" para este teste de cidadania! Junte-se a esta causa!

9 Votes
2 Comments

9

0

Higiene Urbana
5 Days Until Evaluation
user profile picture
Carlos Cabral Nunes
2017-05-30

A ideia, simples, é de recuperar o conceito antigo de urinol público, instalando-os no centro histórico, em particular em Alfama que está cada vez mais sobrecarregada de turistas que, em especial à noite, precisam de equipamento sanitário (WC) onde satisfazer necessidades fisiológicas básicas. Como esses equipamentos deixaram de existir há décadas, tornou-se comum ver pessoas (não apenas homens) a urinar nas ruas o que, para além de indecente, atenta contra a saúde pública, especialmente num bairro onde as crianças pequenas ainda brincam nas ruas. Esta medida, que penso possível aplicar em várias zonas sensíveis da cidade, poderia ser acompanhada da instalação de câmaras de vigilância no exterior desses equipamentos, assim como temporizadores (que desligassem as luzes de forma automática), para garantir que não haveria utilização abusiva. Penso que este tipo de equipamento pode também ser acompanhado por medidas coercivas que levem a uma efectiva mudança de atitude dos cidadãos. As medidas citadas nestes dois artigos podem ser complementares à instalação dos referidos equipamentos o que beneficiaria a sua verdadeira eficácia: https://www.publico.pt/2016/08/13/local/noticia/chichi-nas-ruas-de-lisboa-ha-uma-tinta-que-tenta-impedir-1741167 http://www.jn.pt/local/noticias/setubal/almada/interior/multaate-200-euros-para-quem-urinar-na-rua-966928.html Em anexo seguem fotos de equipamentos simples instalados no Brasil que, penso eu, podem e devem ser replicados por cá.

11 Votes
1 Comments

11

0

Turismo, Economia e Inovação
6 Days Until Evaluation
user profile picture
Mario Sergio da Silva Faria
2017-05-31

Instalação de placas com tecnologia de realidade aumentada em pontos turístico da cidade de Lisboa. Funcionalidade: O turista ao se aproximar de um ponto turístico baixa um app gratuito em seu telemóvel e aponta a câmera do seu aparelho para a placa que instantaneamente ganhará vida e disponibilizara na tela do aparelho informações relevantes para facilitar seu passeio e contribuir para o conhecimento cultural sobre o local visitado. Vídeos, fotos, textos, botões virtuais são disponibilizados para o visitante tornando sua visita ainda mais encantadora e inesquecível. Anexei 3 imagens que desenvolvemos com a tecnologia da Realidade Aumentada, para visualizar o funcionamento, basta baixar em seu telemóvel o aplicativo Zappar e apontar a câmera do aparelho para as imagens e descobrir suas interatividades. Exemplo de trabalhos com Realidade Aumentada desenvolvidos no Brasil podem ser encontrados no site www.massfar.com https://youtu.be/BRMCcSx_ULs

104 Votes
15 Comments

104

0

Turismo, Economia e Inovação
11 Days Until Evaluation
user profile picture
Simone Reynolds
2017-06-05

A ideia seria, nas ruas mais movimentadas de Lisboa, ou seja, mais fluxo turístico, com exceção de onde se encontrem artistas de rua tipo: Baixa-Chiado; ( maioritariamente zonas com apenas pedestres). A partir de uma certa hora, houvessem altifalantes espalhados por essas ruas com música... Cada dia da semana poderia ter um tema, anos 80, pop, rock, etc. Com isto formar-se-ia um ambiente com uma certa nostalgia em Lisboa, principalmente nas zonas históricas. É possível imaginar como seria andar nas ruas da Graça, sem fones, com música a acompanhar?

2 Votes
1 Comments

6

4

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
12 Days Until Evaluation
user profile picture
Duarte Oliveira
2017-06-06

A nossa ideia é conseguir que as Estações de Entrecampos e do Cais do Sodré tenham condições de acesso para todos os cidadãos, tendo como foco as necessidades de pessoas com deficiências visuais. Neste sentido e no âmbito de um trabalho realizado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território foram elaboradas possíveis propostas de melhoria. Estas poderiam passar por uma colocação de Piso Tátil, criando assim um corredor de passagem apropriado para pessoas com deficiências visuais ou até criação de aplicações de telemóvel para deficientes visuais poderem usufruir nas estações. É possível aceder a mais informações através do ficheiro em anexo com tudo o estudo feito e com as propostas apresentadas. Ana Beatriz Mendes Duarte Barros

5 Votes
2 Comments

5

0

Turismo, Economia e Inovação
14 Days Until Evaluation
user profile picture
Alexandre Manuel Miranda Pereira
2017-06-08

No seguimento da Agenda 21, das politicas de Sustentabilidade Europeia e da promoção da qualidade de vida e turismo em Lisboa, apresento uma ideia muito simples, inclusiva, sustentável e inovadora na promoção turística: A televisão BBC tinha um programa ambiental baseado em visitas às cidades mundiais mais conhecidas para observação de aves - The Urban Birder (http://theurbanbirder.com/tours/). Após contatos com a região da Extremadura Espanhola criaram-se as primeiras áreas europeias classificadas urbanas (ZPE urbanas), protegendo assim a biodiversidade classificada pelo IUCN em Perigo de Sobrevivência. Com a dinâmica turística atual em Lisboa seria muito simples executar esta ideia em zonas históricas de Lisboa devido à grande biodiversidade já existente. Baseia-se em três valências e fases: 1 - Escola inclusiva com a Educação ambiental (escolas primárias ativas) - produção de milhares de caixas-ninho e plantação de árvores de fruto, pelos alunos, promovendo a educação ambiental e harmonizando a qualidade de vida das zonas históricas; 2 - Animação turística (Birdwatching); - vários países desenvolvidos têm um grande numero e tradição em birdwatchers (ex: Inglaterra, USA, Canadá, Países Nórdicos, Países Baixos Europeus, Espanha, França); 3 - Planeamento ambiental turístico-urbano (classificação ambiental urbana - marca ambiental, espaços verdes mais inclusivos e harmoniosos, com a promoção de um nicho turístico com potencial de desenvolvimento de nível mundial)

4 Votes
0 Comments

4

0