PT
|
EN
|
FR

199

Ideas

192

Comments

2171

Votes/likes

5

Ideas in technical evaluation

Shown topics 70
Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
In Evaluation
user profile picture
André Santos
2018-04-16

Boa noite, Vivo no Príncipe Real há cerca de 7 anos e infelizmente sou um dos poucos residentes permanentes deste bairro. Como é do conhecimento generalizado, o eixo Príncipe Real/Bairro Alto é um dos principais, senão mesmo o principal centro de diversão noturna, o que provoca constrangimentos não só aos moradores como aos próprios utilizadores da zona. À semelhança do que acontece em várias cidades europeias e mundiais, sugiro que a partir das 18h00 de 6.ª feira e até às 23h00 de domingo, o eixo rodoviário que vai desde o largo do Rato até ao Cais do Sodré seja cortado ao trânsito, excluindo, claro está, os transportes públicos, táxis, moradores e serviços de abastecimento a estabelecimentos comerciais. Considerando que esta zona está muito bem servida pelas linhas de metro (estações do Rato, Avenida, Chiado e Restauradores) e pelos autocarros (758, 773; 727, 738,720, 774....) não há necessidade de ter a rua aberta ao trânsito. A CML tem de ser a favor dos transportes públicos e tem de promover a sua utilização, não faz sentido que nos fim‑de‑semana esta zona da cidade seja entupida por centenas de carros que estacionam em qualquer sítio, muitas vezes a “mando” dos arrumadores a quem dão muito dinheiro a ganhar, nomeadamente em cima de passeios (já de si bastantes estreitos), nos locais reservados a residentes (infelizmente ninguém fiscaliza ao fim de semana),

7 Votes
3 Comments

9

2

Segurança e Proteção Civil
In Evaluation
user profile picture
Christina Kosswig
2019-03-12

Todos os dias vejo centenas de pessoas que visitam o Miradouro Panorâmico de Monsanto e pergunto-me porque não solicitam um euro como valor simbólico para visitar e usufruir deste extraordinário sítio lindo? Esta pequena “ajuda” poderia ser usada para manutenção, limpezas, segurança, mas o mais importante para os bombeiros e para a proteção da floresta de Monsanto. Estou convencida de que toda gente contribuirá com prazer com um euro para esta boa causa.

2 Votes
1 Comments

2

0

Higiene Urbana
In Evaluation
user profile picture
maria leticia bairrada
2019-01-02

Acho uma pena e um comportamento inaceitável que os canteiros da cidade e espaços verdes estejam imundos de beatas e dejetos dos cães. Na zona do Restelo, a que observo diariamente, a terra dos canteiros está forrada de beatas e porcarias dos cãezinhos. Proponho, e considero faltar muita sensibilização para esses comportamentos, que coloquem avisos nesses locais, por exemplo: canteiro não é cinzeiro! canteiro tem flores, não lixo! Paralelamente terão que ser colocados cinzeiros na via pública. Continuo a achar que faltam campanhas massivas a apelar a comportamentos civilizados e compatíveis com uma capital europeia.

0 Votes
1 Comments

0

0

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
In Evaluation
user profile picture
Sérgio Rodrigues Loureiro
2019-01-02

O actual sistema de trotinetes e bicicletas partilhadas exclui as pessoas que não têm smartphone, telemóvel sem câmara e telemóvel sem ligação à Internet. Dado que já existe um sistema de cobrança que funciona para o geral dos transportes de Lisboa, eu proponho que se use o mesmo sistema em bicicletas e trotinetas partilhadas, em que as mesmas ou as docking stations das mesmas poderiam ter um leitor do usual cartão ou passe de transportes de Lisboa. As vantagens são óbvias, sobretudo para percursos curtos, em que o mais notório será vagar os já muito sobre-carregados metros, combóios e autocarros na cidade.

6 Votes
1 Comments

6

0

Cultura
In Evaluation
user profile picture
Gretta Balin
2019-01-07

O projeto propõe a criação de uma Galeria de arte sem o espaço físico habitual. Uma galeria itinerante que monta e desmonta a sua estrutura para levar exposições a diversos eventos culturais na cidade em espaços abertos e até em espaços fechados. O objetivo principal é proporcionar aos artistas e as suas obras a divulgação que faltava e chegar até qualquer pessoa apreciadora do belo que habitualmente não visita as galerias de arte, mostrando as exposições em diferentes ambientes da cidade. As exposições poderiam ser criadas em qualquer lugar perdendo o elitismo que normalmente têm. Só seria necessária a criação de uma estrutura metálica que se monta e se desmonta com facilidade como suporte para pinturas, fotografias e esculturas, assim como um teto para quando as exposições forem ao ar livre. Levando os eventos culturais a um outro nível. Uma galeria de arte que vem até nós. Arte para todos! Nota as imagens apresentadas são da galeria GalleryCenter. que tem uma estrutura semelhante mas funciona num centro comercial.

2 Votes
1 Comments

2

0

Segurança e Proteção Civil
In Evaluation
user profile picture
JOSÉ ANTÓNIO MUÑOZ MIGUEZ
2019-01-11

VERIFICO COM FREQUÊNCIA QUE EXISTEM MUITAS PASSADEIRAS COM POUCA VISIBILIDADE PARA OS MOTORISTAS ( EX. : RUA VIRGÍLIO CORREIA E RUA ANTÓNIO ALBINO MACHADO ) O QUE PODE PROVOCAR ACIDENTES. SUGIRO QUE AS PASSADEIRAS SEJAM SINALIZADAS COM LUZES NO PAVIMENTO DA PASSADEIRA OU OUTRA SOLUÇÃO QUE DÊ VISIBILIDADE.

2 Votes
1 Comments

2

0