PT
|
EN
|
FR

Open Lisbon Logo

LisBOAideia

Have an idea for the City of Lisbon ?
Use this platform to submit it. It will be published and left open for public debate and comments.
The City Council of Lisbon will eventually take a decision concerning the viability of the implementation of the idea.
Get involved !

Some pieces of advice to submit a good idea

Explain your idea clearly, briefly and objectively
Try not to exceed 1500 characters
Avoid using overly technical terms
Clearly mention the benefits of your idea for the city
Illustrate your idea with pictures or videos whenever you can

Participation rules
183

Ideas

187

Comments

2087

Votes/likes

5

Ideas in technical evaluation

Shown topics 55
Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
In Evaluation
user profile picture
André Santos
2018-04-16

Boa noite, Vivo no Príncipe Real há cerca de 7 anos e infelizmente sou um dos poucos residentes permanentes deste bairro. Como é do conhecimento generalizado, o eixo Príncipe Real/Bairro Alto é um dos principais, senão mesmo o principal centro de diversão noturna, o que provoca constrangimentos não só aos moradores como aos próprios utilizadores da zona. À semelhança do que acontece em várias cidades europeias e mundiais, sugiro que a partir das 18h00 de 6.ª feira e até às 23h00 de domingo, o eixo rodoviário que vai desde o largo do Rato até ao Cais do Sodré seja cortado ao trânsito, excluindo, claro está, os transportes públicos, táxis, moradores e serviços de abastecimento a estabelecimentos comerciais. Considerando que esta zona está muito bem servida pelas linhas de metro (estações do Rato, Avenida, Chiado e Restauradores) e pelos autocarros (758, 773; 727, 738,720, 774....) não há necessidade de ter a rua aberta ao trânsito. A CML tem de ser a favor dos transportes públicos e tem de promover a sua utilização, não faz sentido que nos fim‑de‑semana esta zona da cidade seja entupida por centenas de carros que estacionam em qualquer sítio, muitas vezes a “mando” dos arrumadores a quem dão muito dinheiro a ganhar, nomeadamente em cima de passeios (já de si bastantes estreitos), nos locais reservados a residentes (infelizmente ninguém fiscaliza ao fim de semana),

3 Votes
3 Comments

5

2

Segurança e Proteção Civil
In Evaluation
user profile picture
JOSÉ ANTÓNIO MUÑOZ MIGUEZ
2019-01-11

VERIFICO COM FREQUÊNCIA QUE EXISTEM MUITAS PASSADEIRAS COM POUCA VISIBILIDADE PARA OS MOTORISTAS ( EX. : RUA VIRGÍLIO CORREIA E RUA ANTÓNIO ALBINO MACHADO ) O QUE PODE PROVOCAR ACIDENTES. SUGIRO QUE AS PASSADEIRAS SEJAM SINALIZADAS COM LUZES NO PAVIMENTO DA PASSADEIRA OU OUTRA SOLUÇÃO QUE DÊ VISIBILIDADE.

1 Votes
1 Comments

1

0

Habitação e Desenvolvimento Local
In Evaluation
user profile picture
Rui Martins
2018-11-27

Listar por pontos, todos os pontos do compromisso de Governo para a cidade de Lisboa (compromisso PS/BE) E dar conta do progresso dos mesmos (de 0% a 100%) com matrizes de cores (de vermelho a verde) e ir actualizando esse mapa de uma forma dinâmica. Objectivo: Credibilizar a política junto dos cidadãos, dar maior transparência ao governo da Cidade e permitir que os cidadãos, numa base diária e não, apenas, de 4 em 4 anos possam aferir da execução dos compromissos eleitorais ("promessas") dos seus Eleitos. Começar por - dada a urgência e importância do tema no Compromisso de Governo - pelos compromissos e objectivos relacionados à temática da Habitação.

2 Votes
1 Comments

2

0

Reabilitação Urbana e Espaço Público
In Evaluation
user profile picture
Rui Martins
2018-11-27

Em obras de intervenção no espaço público (Praças, Jardins e Miradouros) criar um sistema de referendos electrónicos consultivos com votação por SMS e confirmação de registo por carta (para aferir da residência em Lisboa) que permita ao município realizar consultas quantificadas rápidas e seguras sobre o posicionamento da comunidade sobre uma intervenção municipal no espaço público. Este sistema permitiria a consulta, em tempo real, do quantidade dos votos recolhidos, e tendo um prazo determinado para o seu fecho poderia servir de instrumento de uma democracia participada e participativa na cidade de Lisboa.

1 Votes
1 Comments

1

0

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
In Evaluation
user profile picture
Hugo Pais de Carvalho
2018-11-29

Bom dia, foi com profunda tristeza que vi ontem (29-11-2018) uma senhora a ser fatalmente atropelada na passadeira da Avenida Manuel da Maia, junto ao nº 48, em Lisboa. Era de noite, a senhora estava vestida de escuro e a sinalização da passadeira era deficiente. Não faço ideia do nº de pessoas que são atropeladas por ano em Lisboa mas devem ser bastantes! Gostaria de ver, na cidade onde nasci, as passadeiras mais bem sinalizadas para que os automobilistas (infelizmente muitas vezes distraídos) as vejam convenientemente. Em anexo envio algumas sugestões de sinalização luminosa das passadeiras. Com esta medida poderão ser evitadas muitas tragédias. Esperemos que os carros autónomos sejam rapidamente comercializados. Os carros, conduzidos por pessoas, tornam-se máquinas muito perigosas e que matam! Espero que tomem em consideração o acima descrito e que esta ideia se realize. Grato pela vossa atenção. Com os melhores cumprimentos, Hugo Pais de Carvalho Telemóvel: 966841001

1 Votes
1 Comments

1

0

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
In Evaluation
user profile picture
Anne Morrison
2018-12-03

Proponho a criação de uma zona de estacionamento em espinha no início da Rua de Sant'ana à Lapa, do lado esquerdo de quem sobe. Onde neste momento existe uma curva totalmente empedrada já existiu estacionamento em espinha, tendo depois sido retirado e a zona empedrada. Nos anos desde que isso foi feito, creio que há mais de vinte anos, o estacionamento tem sido cada vez mais difícil para quem não tem garagem. Foram construídas várias garagens em casas remodeladas, mas para quem não tem garagem foram vários lugares de estacionamento que desapareceram. Creio que seria uma obra muito pouco onerosa, e muito apreciada pelos habitantes da zona.

-1 Votes
1 Comments

0

1