PT
|
EN
|
FR

Open Lisbon Logo

LisBOAideia

Have an idea for the City of Lisbon ?
Use this platform to submit it. It will be published and left open for public debate and comments.
The City Council of Lisbon will eventually take a decision concerning the viability of the implementation of the idea.
Get involved !

Some pieces of advice to submit a good idea

Explain your idea clearly, briefly and objectively
Try not to exceed 1500 characters
Avoid using overly technical terms
Clearly mention the benefits of your idea for the city
Illustrate your idea with pictures or videos whenever you can

Participation rules
189

Ideas

190

Comments

2142

Votes/likes

5

Ideas in technical evaluation

Shown topics 61
Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
In Evaluation
user profile picture
André Santos
2018-04-16

Boa noite, Vivo no Príncipe Real há cerca de 7 anos e infelizmente sou um dos poucos residentes permanentes deste bairro. Como é do conhecimento generalizado, o eixo Príncipe Real/Bairro Alto é um dos principais, senão mesmo o principal centro de diversão noturna, o que provoca constrangimentos não só aos moradores como aos próprios utilizadores da zona. À semelhança do que acontece em várias cidades europeias e mundiais, sugiro que a partir das 18h00 de 6.ª feira e até às 23h00 de domingo, o eixo rodoviário que vai desde o largo do Rato até ao Cais do Sodré seja cortado ao trânsito, excluindo, claro está, os transportes públicos, táxis, moradores e serviços de abastecimento a estabelecimentos comerciais. Considerando que esta zona está muito bem servida pelas linhas de metro (estações do Rato, Avenida, Chiado e Restauradores) e pelos autocarros (758, 773; 727, 738,720, 774....) não há necessidade de ter a rua aberta ao trânsito. A CML tem de ser a favor dos transportes públicos e tem de promover a sua utilização, não faz sentido que nos fim‑de‑semana esta zona da cidade seja entupida por centenas de carros que estacionam em qualquer sítio, muitas vezes a “mando” dos arrumadores a quem dão muito dinheiro a ganhar, nomeadamente em cima de passeios (já de si bastantes estreitos), nos locais reservados a residentes (infelizmente ninguém fiscaliza ao fim de semana),

6 Votes
3 Comments

8

2

Reabilitação Urbana e Espaço Público
In Evaluation
user profile picture
CEARAUJO
2019-02-04

PROPONHO A RETIRADA DAS PISTAS DE ATERRAMENTO DE DESCOLAGEM E ATERRAGEM DO AEROPORTO DE LISBOA PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA DENTRO DO ESPAÇO URBANO, NO ENTANTO, SEM A RETIRADA O AEROPORTO DO SITIO ONDE ELE ESTÁ LOCALIZADO HOJE. UMA PROPOSTA MODERNA, BASEADA NUMA NOVA FORMA DE PENSAR PRESENTE NA SOCIEDADE ATUAL E GLOBALIZADA. Poderá aceder ao site abaixo para obter acesso ao ficheiro da proposta. https://rabachiniaraujo.wixsite.com/website-aeroporto

0 Votes
1 Comments

0

0

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
In Evaluation
user profile picture
Anne Morrison
2018-12-03

Proponho a criação de uma zona de estacionamento em espinha no início da Rua de Sant'ana à Lapa, do lado esquerdo de quem sobe. Onde neste momento existe uma curva totalmente empedrada já existiu estacionamento em espinha, tendo depois sido retirado e a zona empedrada. Nos anos desde que isso foi feito, creio que há mais de vinte anos, o estacionamento tem sido cada vez mais difícil para quem não tem garagem. Foram construídas várias garagens em casas remodeladas, mas para quem não tem garagem foram vários lugares de estacionamento que desapareceram. Creio que seria uma obra muito pouco onerosa, e muito apreciada pelos habitantes da zona.

-2 Votes
1 Comments

0

2

Reabilitação Urbana e Espaço Público
In Evaluation
user profile picture
Marina Real
2018-12-14

Trabalho há 35 anos em Lisboa na zona do Marquês de Pombal/Av. da Liberdade e não me canso de admirar a calçada portuguesa dos passeios centrais da avenida. Contudo o passeio desde os restauradores até ao Marquês está muito sujo por vezes nem se percebem os desenhos e muito, mas mesmo muito, irregular devido às raízes das árvores e outros motivos, por vezes com buracos sem calçada. A minha ideia era reabilitar todo esse passeio nas laterais da Avenida, limpar ( com aqueles aparelhos de limpeza de pedra a jacto)e arranjar a calçada, arranjar os jardins ( e mantê-los regularmente em bom estado) e inaugurar o novo passeio com pompa e circunstancia ( quicá na Primavera) e mostrar mais uma vez que Lisboa é linda tem razoes para ser o melhor destino de city break do Mundo. O ex-libris da Cidade é também a nossa avenida que sem duvida merece um cuidado especial.

0 Votes
1 Comments

0

0

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
In Evaluation
user profile picture
Sérgio Rodrigues Loureiro
2018-12-17

A linha vermelha do Metro está muito perto das linhas amarela e verde na estação do Aeroporto. Portanto, o que eu proponho é o prolongamento da linha vermelha de maneira a que encontre uma das outras duas. As vantagens são óbvias: viagens de Metro muito mais rápidas e por consequência diminuição da circulação de veículos particulares.

0 Votes
1 Comments

0

0

Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
In Evaluation
user profile picture
Sérgio Rodrigues Loureiro
2018-12-17

A ideia é simples: em toda a rede do metro devia ser cobrada pelo tarifário da Coroa L. Não faz sentido que, na linha amarela, exista uma única estação, a de Odivelas, paga duas coroas para se deslocar só para a próxima estação. Na linha azul existe uma situação muito similar. Há pessoas que devido ao pico de turismo da cidade de Lisboa foram obrigadas a saír do concelho de Lisboa, sem pretenderem fazê-lo.

0 Votes
1 Comments

0

0