pt |

Exmos(as). Senhores(as),

Em 2020 Lisboa é a Capital Verde Europeia. Este galardão que reconhece a transformação da cidade na última década, renova o compromisso da cidade para alcançar um melhor ambiente urbano até 2030.

Lisboa tem uma posição clara em matéria de combate as Alterações Climáticas. Subscrevemos o Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia, a adesão aos objetivos do Acordo de Paris, a adesão à Rede C40 Cities e, desenvolvemos o Plano de Ação para as Energias Sustentáveis e o Clima (PAESC), aprovado em Câmara e na Assembleia Municipal, por unanimidade, em 2018.

Para estarmos na linha da frente da concretização de uma agenda pela sustentabilidade teremos que estar como um todo. As sociedades são tão fortes quanto a força do seu conjunto e, no caso das cidades, tão fortes quanto a força do seu tecido económico, das suas instituições, do seu património e legado, do seu povo. Só será possível a Lisboa ser um farol no cumprimento da promessa que foi feita às gerações futuras se no seu todo se mobilizar.

Com esta ambição lançámos o desafio à cidade, às empresas, organizações, associações, instituições, públicas e privadas, para assumirem connosco o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030 com uma agenda ambiciosa para a próxima década, sob o mote ESCOLHE EVOLUIR: 2030 medidas para 2030.

Para cumprirmos estas metas ambientais precisamos de si, da sua organização. O impacto de cada organização per se pode ser limitado, mas no seu todo transformaremos a cidade e afirmaremos Lisboa numa rede global de cidades. Esta afirmação global contribui para que a nossa voz seja ouvida, para que tenhamos um papel no desenvolvimento de políticas públicas e compromissos empresariais à escala global, e principalmente que valorizemos Lisboa e com ela todas as  organizações que dela fazem parte.

Para tal, convidamos a sua organização a juntar-se às mais de 200 empresas e a subscrever o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, abraçando as várias áreas de intervenção como a mobilidade, a eficiência energética ou a redução da produção de resíduos.

transSite.pt.thematic_areas

Energia

Água

Qualidade do Ar e Ruído

Economia circular

Cidadania e Participação

Saber mais...