pt |
voltar

Projeto LisbonAirQuality

15-12-2021

O projeto LisbonAirQuality tem como objetivo recolher e analisar as opiniões dos cidadãos sobre a qualidade do ar da cidade de Lisboa.
Um projeto piloto “Co-Deciding Europe: Civic Tech for Good Governance and Active Citizenship!“, que tem como objetivo o envolvimento dos cidadãos na formulação de políticas públicas através da participação e democracia digital.

Este projeto está a ser executado por um consórcio liderado pelo CSS - Centro de Ciências Sociais da Hungria, composto por quatro parceiros tecnológicos (ManaBalss.lv, Citizens Foundation, OneSource, SciFY) que irão projetar e desenvolver uma plataforma única, que será usada para a implementação de quatro fases de crowdsourcing:

1.      Fase 'Mapeamento do problema' - os cidadãos identificarão os problemas relacionados à 'qualidade do ar' que encontram em sua vida diária.

2.      Fase 'Resolução de problemas' - os cidadãos irão propor soluções para os problemas de 'qualidade do ar' que eles mapearam na Fase 1.

3.      Fase 'Seleção de ideias' - os cidadãos avaliarão as soluções propostas na Fase 2 para destacar as ideias e prioridades mais populares para os decisores políticos europeus

4.      Fase 'Formulação de Políticas' – Com base nas fases anteriores, os cidadãos formularão propostas políticas sobre "qualidade do ar" com especialistas da área e orientadas pelo Bureau Europeu do Meio Ambiente.

O Crowdsourcing sobre 'qualidade do ar' ocorrerá de 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022 em 5 cidades da Europa: Atenas (Grécia), Riga (Letônia), Tallinn (Estônia), Lisboa (Portugal), Burgas (Bulgária) e Budapeste ( Hungria)

No dia 14 de dezembro realizou-se no CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa, o primeiro evento publico para lançar e promover o início do piloto de crowdsourcing em Lisboa, que decorrerá durante todo o ano de 2022.

Luís Cordeiro - OneSource

Bence Ságvári - CSS

Ricardo Pita - Lisbon Municipality (DP - Divisão da Participação)

Pedro Oliveira Lisbon Municipality (DMAEVCE – Direção Municipal Ambiente, Estrutura-Verde, Clima e Energia)

Maria João Rodrigues - Lisboa E-Nova

Giovanni Allegretti - CES

Roberto Falanga - ICS, Portugal

Domingos Rodrigues - UMA

Elisa Lironi - ECAS

Kristina Reinsalu – EGA

Paul Isaris - SciFY

Mais informações sobre este projeto em: https://lisbonairquality.pt/pt

20211214_093919.jpg
op.png op_1.png op_2.png air.png