PT
|
EN
|
FR

Plano de dados Abertos da Câmara Municipal de Lisboa 2017.

Segundo o relatório “Re-using Open Data” 1 , publicado em janeiro de 2017 no Portal Europeu dos Dados Abertos, as previsões da União Europeia indicam que, em 2020, o valor de mercado associado aos dados abertos será de 75,7 mil milhões de euros, serão criados 100.000 empregos nesta área, a poupança originada pela utilização dos dados abertos na administração pública será de 1,7 mil milhões de euros e serão salvas 7000 vidas graças a uma melhor capacidade de resposta.

Números como estes justificam que os dados abertos, juntamente com temas como as Cidades Inteligentes e a Internet das Coisas, sejam uma das principais prioridades dos países e das cidades.

Recentemente o município de Lisboa autorizou2 , em sessão de câmara, a adjudicação da plataforma de cidade inteligente para a gestão do Centro Operacional Integrado de Lisboa (COI). Esta plataforma integradora é uma peça fundamental para o sucesso de qualquer estratégia nesta área, pois ela é capaz de ligar diversas fontes de informação a diferentes utilizadores, nomeadamente por via do Portal de Dados Abertos.

A abertura dos dados sobre a cidade assenta no pressuposto que a informação produzida pelos serviços, empresas do universo municipal e por outros atores que exercem atividade na cidade e sobre ela produzem um manancial de informação relevante, deve ser disponibilizada, sempre que possível, de forma livre a todos os que dela necessitem, gerando transparência, envolvimento dos cidadãos, melhores serviços e desenvolvimento económico.

A Deliberação nº155/CM/20163 aprovou a política de dados abertos do município de Lisboa. De acordo com esta política, deve ser realizado anualmente um documento que apresente as iniciativas a realizar para o ano seguinte. O presente documento pretende responder a esse propósito, fazendo o balanço das iniciativas realizadas em 2016 e colocando à aprovação superior o conjunto de iniciativas que se pretendem realizar em 2017.

 

image

Download do Plano de dados