pt |

Compras Sustentáveis e Inovadoras

A cidade de Lisboa é finalista em 2022 dos Procura+ Awards, na categoria Aquisição de Inovação do Ano, com a Plataforma de Planeamento de Compras (PPC).

A PPC tem vindo a ser desenvolvida no âmbito da estratégia municipal de compras da Câmara Municipal de Lisboa.
Centraliza o registo das necessidades anuais de bens, serviços e empreitadas necessárias à prossecução das atividades das Unidades Orgânicas municipais e empresas locais 100% municipais. Apoia a avaliação das mesmas, identificando medidas de sustentabilidade (sociais, ambientais e económicas) a considerar em futuros concursos. Possibilita a identificação de potencial agregação promovendo maior eficácia no processo de aquisição e uma gestão atempada de metas de sustentabilidade e circularidade a adotar nos procedimentos. Permite, ainda, a caracterização da despesa e favorece o planeamento anual de orçamento e compras, identificando, igualmente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à Compra Pública.

A plataforma facilita a definição de metas de sustentabilidade na fase de pré-concurso de Compras Públicas, identifica áreas-chave de sustentabilidade no Programa Smart Open Lisbon e, por fim, cria um Plano Anual de Compras Públicas. A PPC segue um regulamento interno que define as etapas obrigatórias em relação ao nível do processo, permitindo que todas as unidades de compras registem e categorizem as suas necessidades de compras.

O lançamento da PPC ocorreu em 2022 e a mesma está a ser usada para registar as compras para 2023 e anos seguintes.

Os vencedores dos Procura+ Awards serão anunciados a 12 de outubro no Seminário PROCURA+ 2022 que decorre em Bruxelas.