Quase 300 empresas aderentes à Plataforma Lisboa Sustentável Empresas
2024-02-01
“Um desafio que se põe às empresas são as alterações climáticas e como fazer face às mesmas. Temos observado em Portugal o crescimento do número de empresas que procuram conquistar a sua autonomia energética encontrando fontes de energias renováveis que alimentem a sua atividade produtiva e a redução da sua pegada carbónica”, salientou Diogo Moura, vereador da Economia e Inovação, nas boas vindas do Encontro.
A Plataforma Lisboa Sustentável Empresas tem como objetivo envolver e mobilizar todo o setor empresarial para a sustentabilidade. Cerca de 300 organizações já aderiram à plataforma, em que a Inovação é trabalhada em três dimensões: inovação para os cidadãos com o desenvolvimento de alguns projetos, dimensão empresarial e do ecossistema e dimensão enquanto cidade.
Entre 2020 e 2022, numa amostra de 117 empresas, as medidas de sustentabilidade mais adotadas foram:
- a iluminação led
- o solar fotovoltaico
- dispositivos economizadores de água
"As medidas permitiram uma poupança de 1,8 milhões de euros e mais de duas mil toneladas de CO2 evitadas", referiu Margarida Figueiredo.
"Os bancos centrais anteveem que o aquecimento global pode levar a uma diminuição generalizada do PIB em 2050, o que justifica a incorporação do fator “temperatura” na sua fórmula de cálculo. Ou seja, para preservar a estabilidade económica futura, é preciso agir para que a “temperatura” não suba. Mas, como fazer o mercado agir? Com muita regulação, tal como tem acontecido nas estratégias europeias, que impactam as grandes empresas, PME, bancos e até os critérios de financiamento público". Comentou Sofia Santos, economista e CEO da Systemic, que trouxe a temática: “A importância e urgência dos pilares ESG para as empresas”.
Seguiu-se a mesa redonda moderada por Isabel Advirta, Diretora de Emprego, Empreendedorismo e Empresas , à conversa com a Paula Alves Coordenadora das Compras Sustentáveis da CML, Mário Parra da Silva, Presidente da Associação Portuguesa de Ética Empresarial e o Paulo Moura, CEO da Inspira Hotels, foram divulgados alguns bons exemplos e boas práticas no âmbito do ESG (ambiente, social e governança).
Por último, houve um momento de grande participação e partilha, fechada com chave de ouro. O evento contou com 139 inscrições e 101 presenças.
Apelamos ao vosso contributo respondendo ao questionário na imagem do QR code, muito importante para recolhermos a vossa opinião.
Consulte ainda as apresentações na página Recursos
Fotos: CML Nuno Correia
Mais notícias
🚲 Curso de Iniciação à Bicicleta — Nível 2: Sessão Online 🚲
Depois de aprender a pedalar, é hora de ganhar confiança para circular na cidade! A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, com o apoio da CML/DIPM, promove uma sessão teórica online (via Zoom) no âmbito do Curso de Iniciação à Bicicleta — Nível 2, no dia 24 de outubro (sexta-feira), às 18h15. Destinada a quem já sabe pedalar, esta formação oferece ferramentas essenciais para adotar a bicicleta como meio de transporte urbano, com temas como: Regras de circulação Equipamento e manutenção básica Planeamento de percursos Dicas para pedalar no trânsito 📌 Inscrições gratuitas AQUI! Ajude a divulgar e contribua para uma Lisboa mais sustentável!
Ler maisSessão de capacitação do programa Comércio+
Como preparar o meu negócio para o Natal e destacar-me online?
Estratégias criativas e ferramentas digitais para campanhas de Natal no comércio local! Como planear uma campanha eficaz, criar conteúdos temáticos para redes sociais, Google e WhatsApp Business, usar ferramentas gratuitas para comunicação e aplicar boas práticas para fidelizar clientes após a época festiva. Local: Edifício Central Munícipio - Campo Grande, 25, piso 1, sala 7 Horário: 19h00-20h30 Inscrição: Eventbrite Mais informação em: https://comercio.lisboa.pt/capcitacao-comercio-regressa-com-novas-sessoes-praticas/
Ler mais