Quase 300 empresas aderentes à Plataforma Lisboa Sustentável Empresas

2024-02-01

O Encontro da Plataforma Lisboa Sustentável Empresas dinamizado pela Direção Municipal de Economia e Inovação decorreu ontem no Palácio Galveias. Foi apresentada pela Diretora Margarida Figueiredo no painel "Panorama de Inovação de Lisboa e Perpectivas Futuras", a infografia com as medidas de monitorização apresentadas pelas empresas em 2020-2022 como melhoria contínua da sustentabilidade das empresas da cidade de Lisboa. 

“Um desafio que se põe às empresas são as alterações climáticas e como fazer face às mesmas. Temos observado em Portugal o crescimento do número de empresas que procuram conquistar a sua autonomia energética encontrando fontes de energias renováveis que alimentem a sua atividade produtiva e a redução da sua pegada carbónica”, salientou Diogo Moura, vereador da Economia e Inovação, nas boas vindas do Encontro.

A Plataforma Lisboa Sustentável Empresas tem como objetivo envolver e mobilizar todo o setor empresarial para a sustentabilidade. Cerca de 300 organizações já aderiram à plataforma, em que a Inovação é trabalhada em três dimensões:  inovação para os cidadãos com o desenvolvimento de alguns projetos, dimensão empresarial e do ecossistema e dimensão enquanto cidade.

Entre 2020 e 2022, numa amostra de 117 empresas, as medidas de sustentabilidade mais adotadas foram:

 - a iluminação led
- o solar fotovoltaico

- dispositivos economizadores de água

"As medidas permitiram uma poupança de 1,8 milhões de euros e mais de duas mil toneladas de CO2 evitadas", referiu Margarida Figueiredo.

"Os bancos centrais anteveem que o aquecimento global pode levar a uma diminuição generalizada do PIB em 2050, o que justifica a incorporação do fator “temperatura” na sua fórmula de cálculo. Ou seja, para preservar a estabilidade económica futura, é preciso agir para que a “temperatura” não suba. Mas, como fazer o mercado agir? Com muita regulação, tal como tem acontecido nas estratégias europeias, que impactam as grandes empresas, PME, bancos e até os critérios de financiamento público". Comentou Sofia Santos, economista e CEO da Systemic, que trouxe a temática: “A importância e urgência dos pilares ESG para as empresas”. 

Seguiu-se a mesa redonda moderada por Isabel Advirta, Diretora de Emprego, Empreendedorismo e Empresas , à conversa com a Paula Alves Coordenadora das Compras Sustentáveis da CML, Mário Parra da Silva, Presidente da Associação Portuguesa de Ética Empresarial e o Paulo Moura, CEO da Inspira Hotels, foram divulgados alguns bons exemplos e boas práticas no âmbito do ESG (ambiente, social e governança).


Por último, houve um momento de grande participação e partilha, fechada com chave de ouro. O evento contou com 139 inscrições e 101 presenças.

Apelamos ao vosso contributo respondendo ao questionário na imagem do QR code, muito importante para recolhermos a vossa opinião.

Consulte ainda as apresentações na página Recursos 

Fotos: CML Nuno Correia

Mais notícias

NOVO APOIO À TRANSIÇÃO DIGITAL DAS PME – COACHING 4.0

Já está aberto o Aviso N.º 22/C16-i02/2025 no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, com um apoio direto para PME que queiram acelerar a sua transição digital. O que está em causa?Um investimento de 20 milhões de euros, promovido pelo IAPMEI e pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa, que visa apoiar 2.000 pequenas e médias empresas na transformação dos seus modelos de negócio. Objetivo: Impulsionar a digitalização das PME, através da adoção de tecnologias avançadas e do reforço das competências organizacionais. O Apoio: Vale digital no valor de 10.000€ por empresa A utilizar em serviços disponíveis no Catálogo de Transição Digital, incluindo: Relação com o Cliente  Processos, ERP e Automatização  Cibersegurança  Business Intelligence  Logística e Supply Chain  Tecnologias Avançadas e Indústria 4.0  BIM – Building Information Modeling  📍 Abrangência nacional, incluindo Madeira e Açores. 🗓️ Datas Importantes: Decorre de 28 de abril a 29 de maio o prazo para submissão de candidaturas As candidaturas são avaliadas por ordem de entrada, desde que estejam completas e elegíveis. Quanto mais cedo submeter, melhor! Processo de seleção simples — modelo "cumpre/não cumpre". Sem rankings nem pontuações.  Requisitos para as PME: Constituídas até 31 de dezembro de 2023; Situação tributária e contributiva regularizada; Certificação eletrónica de PME válida; Diagnóstico de maturidade digital (via ferramenta da AMA); Diagnóstico de competências digitais dos trabalhadores (via Academia Portugal Digital); Candidatura completa, submetida no portal.gov.pt. ℹ️ Mais informações: Aviso completo disponível aqui: PRR Coaching 4.0 - Aviso PDF Mais informações: IAPMEI - Página Inicial 📧 Contactos úteis:info@iapmei.pt | c16.prr@ama.gov.pt📞 Linha Azul IAPMEI: 808 201 201 Partilhe com outras PME que possam beneficiar! Fonte: IAPMEI

Ler mais
Webinar Cibersegurança | 22 de abril

Cibersegurança - Uma Área de Futuro!

A crescente complexidade das ameaças cibernéticas e o avanço das tecnologias emergentes têm vindo a aumentar exponencialmente a necessidade de profissionais qualificados em cibersegurança. No entanto, a escassez global de talento nesta área continua a ser um desafio, incluindo em Portugal. Com o objetivo de ajudar a colmatar esta lacuna e criar oportunidades profissionais, a Câmara Municipal de Lisboa, através da DMEI/Future of Work, em parceria com a Poodle IT, convida-o/a a participar no webinar gratuito "Cibersegurança: Uma Área de Futuro!   Data: 22 de abril, às 10hLocal: OnlineCusto: GratuitoInscreva-se em Eventbrite (O link para a sessão será disponibilizado na véspera do evento.)  

Ler mais