Bebedouros e Chafarizes todos em funcionamento
Descrição
A ideia é muito simples Repor todos os bebedouros e chafarizes de Lisboa em funcionamento, como estiveram até finais dos anos 80 são de enorme utilidade e atracção, quer para turistas quer para alfacinhas, especialmente numa cidade quente e luminosa como a nossa.
A água é um bem absolutamente essencial e ainda a sua disponibilidade pública não fará concorrência relevante às esplanadas e restaurantes. Nem em todos a água poderá/deverá ser permanentemente corrente, mas existem inúmeros sistemas de regulação para estes equipamentos até de baixo custo e antivandalismo).
Propõese especialmente que sejam criados novos locais com bebedouros e que estes tenham forma igual aos tradicionais (cilindro e "cálice" de Lioz, ambos maciços) o que, além de ser uma marca da cidade, facilita muito a sua identificação à distancia e, ainda por cima, representa uma economia de custos (são todos iguais são mais baratos de produzir; factor economia de escala; abundância de lioz em território nacional, especialmente no próprio distrito; difíceis de vandalizar). Mais o valor do orçamento participativo aqui investido não é efémero e terá mesmo uma durabilidade de dezenas de anos, senão mais...
Quanto aos chafarizes, basta que se imaginem todos em funcionamento a cidade seria outra, com todas as vantagens que isso trará para a sua economia turística (além do simples bemestar dos cidadãos).
Ao contrário do que parecia é, afinal, uma ideia sustentável.