Centro Atendimento Emergência de Lisboa
Descrição
A Plataforma Pessoa Sem Abrigo (PSA) da Rede Social de Lisboa constituída por aproximadamente 300 instituições parceiras da Cidade, identificou como prioritária a criação de um ?Centro de Atendimento de Emergência? para os cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
Considerando o momento de agravadas dificuldades sociais que o país atravessa ? e em particular o caso da cidade de Lisboa por tratarse do seu principal centro urbano ? é imperativo responder de forma célere e eficaz, não apenas às necessidades dos indivíduos que apresentam percursos de vida pautados por uma constante fragilidade, mas também às cada vez mais numerosas ? situações emergentes, apostandose numa intervenção especializada que permita, também, travar ainda numa fase precoce a deterioração das condições de vida destes cidadãos.
Este Centro consistirá num espaço físico especificamente destinado ao atendimento de situações de emergência social e integrará uma equipa que reunirá técnicos de entidades públicas e de IPSS/ONG, potenciando a considerável experiência na intervenção junto desta população, disponível entre vários parceiros e que é colocada ao serviço da Rede Social de Lisboa.
Este será o primeiro Centro de Atendimento a funcionar mediante uma lógica integradora, beneficiando do esforço dos vários agentes existentes na cidade para responderem a uma dificuldade comum.