Circuitos de Desporto Saúde e Natureza
Descrição
Valorizar um espaço público (muito concorrido pela população lisboeta e não só) com a introdução do maior e mais completo conjunto de Circuitos de Manutenção do País.
Dois Percursos para a prática de exercício físico em contacto pleno com a natureza, autênticos ginásios ao ar livre. Instalados em arejadas zonas verdes onde se respira ar puro, promovendo um estilo de vida activo e saudável, pleno de vitalidade, vigor e energia.
A Norte, no Parque do Tejo, o maior dos percursos aproveita as singularidades do perímetro e, o 2º a Sul, no Jardim Cabeço das Rolas (máximo 14 estações), será um foco para atrair novos utentes ao espaço por ora desaproveitado.
Os aparelhos seleccionados, predominantemente em madeira, foram eleitos devido à eficácia na integração em espaços de natureza; à garantia do fabricante quanto a durabilidade; ao baixo índice de manutenção e de vigilância; com Pegada Ecológica diminuta, e essencial em época de contenção, ao seu custo moderado.
Entre os principais objectivos dos circuitos, encontramse a aliança da prática do desporto ao contacto com a natureza, a sensibilização para desenvolver actividades físicas como veículo de promoção da saúde, bemestar e qualidade de vida. E ainda, o estímulo do exercício por todas as faixas etárias da população, fomentando o convívio entre praticantes e a ocupação de tempos livres. A flexibilidade, a força, a resistência, a elasticidade, o equilíbrio e a postura são elementos desenvolvidos nestes exercícios, trabalhando os membros superiores e inferiores, as articulações e o sistema vascular.
Nota Este projeto foi o mais votado no âmbito de Ideias Paraum Orçamento, promovido pela Parque Expo Gestão Urbano e que decorreu em 2011. Como essa entidade se encontra em processo de extinção, decidi recuperálo para o submeter à vossa apreciação.
Local
Jardim do Cabeço das Rolas e Parque do Tejo (Parque das Nações)