Estacionamento motas e bicicletas
Descrição
Após percorrer a zona da Rua da Palma em Lisboa, verifica-se a inexistência de um
parque de estacionamento para motas ou bicicletas. Em toda a sua extensão se
verificam ciclomotores, motociclos e bicicletas em cima dos passeios, sem que os proprietários desses veículos tenham alternativa.
Por outro lado, uma nova instituição (Polícia de Segurança Pública) irá passar a laborar em pleno nesta artéria, com mais de 200 profissionais. Face a esta nova
realidade, muitos destes profissionais (e não só) utilizam cada vez mais como
meios de transporte alternativo a bicicleta ou motociclos.
A dinâmica citadina muda rápida e drasticamente em pouco tempo, pelo que esta situação parece ser uma necessidade. Quanto aos custos da implementação desta
medida serão muito reduzidos comparativamente à qualidade de vida que poderá proporcionar aos moradores, comerciantes, e pessoas que utilizam diariamente esta artéria e ruas adjacentes.
Sugere-se a implementação de um parque de estacionamento para cerca de 20
motas e 10 bicicletas, à semelhança do parque existente nas imediações da Praça
do Município (Rua do Comércio em Lisboa) ou a escassos 30 metros com novo
parque na Rua de S. Julião, Lisboa. Provavelmente será insuficiente, mas poderá ser um bom princípio.