A presente proposta visa a criação de carreiras regulares e mais frequentes de minibus no centro histórico de Lisboa em complemento às carreiras dos eléctricos 28E e 15E.
Imagem de marca da cidade, as carreiras de elétricos que atravessam os bairros antigos tornaram-se numa atração obrigatória para quem visita Lisboa (em particular o 28E e o 15E), devendo a sua continuidade, segundo a própria Carris, em grande parte ao turismo. Isso significa, porém, que a sua utilização pelos residentes e trabalhadores na cidades se torna muitas vezes impraticável, dada a sua enorme procura pelos turistas durante todo o ano e, muito particularmente, durante os períodos de férias.
Como forma de conciliar a atração de turistas pelos eléctricos e as necessidades de transporte público para os passageiros residentes habituais, e tendo sido anunciado pelo Governo que a Carris se tornará numa empresa municipal a partir de 1 de Janeiro de 2017, propõe-se pois à CML, enquanto projecto piloto a realizar entre 2017 e 2018, a criação de carreiras regulares em complemento às carreiras dos eléctricos 28E e 15E. Estas carreiras deverão criar-se com o aumento do número de autocarros, assim como da sua frequência, utilizando-se de preferência minibus movidos a energia eléctrica ou a GNL – desta forma, minimizar-se-ão os possíveis congestionamentos de trânsito nas ruas estreitas do centro histórico (eventualmente considerando a possibilidade de proibir a circulação de autocarros turísticos pesados nas mesmas) e minimizar-se-á o respectivo impacto ambiental. Findo o período do projecto piloto avaliar-se-á a necessidade da continuação destas carreiras.
Local
Lisboa - Centro Histórico
Resultado da Avaliação Técnica
Proposta
Rejeitada
Enviar Mensagem
Preencha os campos abaixo e envie-nos a sua mensagem
Loading
Definições das cookies
Este site usa cookies. Com o seu consentimento, vamos usá-los para adequar o site consoante as suas preferências.