Dejectos caninos em espaços verdes
Descrição
Infelizmente, a generalidade dos espaços verdes da cidade estão cheios de dejectos caninos, fruto da falta de educação cívica dos seus donos. A colocação de recipientes com sacos de plástico ajuda a reduzir esta situação, que é potencialmente geradora de problemas de saúde pública, particularmente com as crianças que utilizam aqueles espaços para jogos e outros actos de divertimento, mas não a resolve, pois nem tiodos os cidadãos donos de cães estão dispostos a inclinarem-se para apanhar o que os seus animais deixaram.
Proponho que sejam craidas "casas de banho" para cães na generalidade dos espaços verdes da cidade. De facto, trata-se de pequenos espaços em terra solta (bastaria uma área de 20 a 25 m2), onde os animais deverão ser conduzidos pelos seus donos para realizarem as suas necessidades fisiológicas. Poder-se-á então colocar suportes com sacos plásticos e recipientes para os colocarem. Contudo, tendo em conta a situação actual, é bem provável que a utilização destes recipientes não esgote o universo de dejectos, os quais sendo deixados nochão pelos donos dos animais, estarão confinados a uma área restrita e poderão ser limpos periodicamente por funcionários camarários ou das Juntas de Freguesia.
Esta solução foi adoptada, há muito tempo, em muitas cidades europeias, onde poderão ser observados, com resultados positivos. O custo deste investimento é diminuto, comparativamente aos benefícios que poderá gerar, designadamente libertando a restante área verde par utilização lúdica, em particular pelas crianças, sem risco de se sujarem ou serem passíveis da insalubridade que hoje se verifica.