Eléctrico em Santa Apolónia
Descrição
Eléctrico em Santa Apolónia
A proposta consiste no prolongamento da rede do eléctrico, desde o Terreiro do Paço/Rua da Alfândega até a Santa Apolónia. Esta extensão irá servir o nó de transportes da Estação Terminal de Santa Apolónia, proporcionando novas correspondências com os diferentes serviços ferroviários bem como com os restantes modos de transporte que aí afluem. Proporciona-se ainda uma nova ligação entre a rede urbana de transportes e o terminal de cruzeiros de Santa Apolónia, actualmente em fase de construção.
Com a implementação desta ligação facilita-se o acesso a Alfama e Castelo, através da zona ribeirinha, e abrem-se novas perspectivas a um desenvolvimento mais harmonioso destes bairros históricos.
A conectividade entre as carreiras 12, 15, 18, 24, 25 (que passaria a ligar C. de Ourique a St. Apolónia) e 28, beneficiaria ainda mais com 3 novas interligações, entre a R dos Fanqueiros (Norte) e a R. da Alfândega (Nascente), entre a R. da Prata (Sul) e a R. da Conceição (Nascente) e entre a R da Conceição (Nascente) e a R. dos Fanqueiros (Sul), possibilitando novas carreiras de circulação entre St. Apolónia e a Graça, via Terreiro do Paço, ou entre St. Apolónia e a Praça da Figueira.
A proposta inscreve-se no conceito de desenvolvimento da mobilidade nas cidades, orientado a partir das redes de transporte, constituindo uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida e a atractividade turística de Lisboa. Os novos serviços de transporte público com tracção eléctrica irão também contribuir para a redução das emissões poluentes e para uma mobilidade mais sustentável.