Participação
Descrição
No meu entender, devia ser posto à disposição dos Lisboetas o património da cidade, parcialmente utilizado ou não utilizado. Para o efeito , nos locais já identificados, devem ser promovidos espectáculos em horário compatível com a vida e situação dos idosos. Na minha opinião, devia ser criado uma rotina, tipo semanal/mensal, com espectáculos, que podem ser em dia "Morto" da semana - 4ª ou 5ª feira, pelas 16 horas, no Inverno. No verão, mais tarde, pelas 18 horas. Também admito, um valor a pagar por cada um dos utentes, porque as entradas livres, tendem a desvalorizar os mesmos, eventos. Por outro lado, também entendo que esses eventos deverão considerar a dignidade das pessoas, apesar dos seus anos.
Entre os espectáculos/eventos sugiro:
- Cantar as Janeiras, com enquadramento pleno do simbolismo do dia.
- São Martinho, com espaço para o convívio, com as castanhas e tudo o resto associado ao evento
- Uma tarde de Fado, com tudo ao que ao fado diz respeito
- Semana do Minho - cantares, tradições, transmissão de informação de origem e divulgação dos produtos, usos, costumes e etc.
- Outros espectáculos de música, dança, circo .
A respeito da proposta apresentada, importa referir que as iniciativas da EGEAC, nas inúmeros eventos, não considera que os idosos, de uma forma geral, não podem assistir a espectáculos ao "Ar Livre" e em condições não adequadas.
Local
Teatro Maria Matos, Teatro Capitólio e outro(s) património da CML