Sistema Integrado de Sinalização e Orientação Pedonal
Descrição
Estudo e criação de um sistema integrado de sinalização e orientação pedonal – wayfinding – para a cidade de Lisboa.
Com o objectivo de ajudar ao alívio da pressão criada actualmente sobre a mobilidade no geral, e sobre o espaço público em particular, pretende-se que este sistema de sinalização ajude residentes e visitantes a:
- Orientarem-se na cidade
- Planearem o caminho mais rápido do ponto A ao ponto B
- Descobrir novos caminhos, espaços e conectividades entre diferentes meios de transporte
Assim, os objectivos desta proposta centram-se em:
- Potenciar a mobilidade pedonal
- Potenciar o uso dos transportes públicos
- Potenciar a complementaridade entre diferentes meios de deslocação – a pé, de bicicleta, de autocarro, de metro e de serviços partilhados (trotineta, mota ou carro)
Para isso, o processo idealizado passaria por:
1. Estudar e definir objectivos, conteúdos e público-alvo
2. Estudar movimentos pendulares, pontos de conectividade da cidade e centralidades
3. Considerar o processo individual de “mental mapping”
4. Investigar e desenvolver sinais gráficos, tipografia e cor
5. Complementar Design de Equipamento e Design de Comunicação
6. Considerar um Design inclusivo
7. Hierarquizar informação a disponibilizar
8. Considerar deslocações acima e abaixo do solo
9. Considerar o número de línguas a ser utilizado: pelo menos em português e inglês
10. Testar protótipos
A materialização desta proposta concretizar-se-ia em totens de rua e sinalética em geral – que podemos encontrar na rua, nas paragens de autocarro e nas estações de metro.
Um sistema verdadeiramente integrado e transversal, que ajude os peões a deslocarem-se e que potencia a sustentabilidade ambiental numa cidade que foi eleita a Capital Verde Europeia 2020.
Esta proposta inspira-se no trabalho desenvolvido pela cidade de Londres: Legible London (tfl.gov.uk/info-for/boroughs/legible-london)
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