Transformação da Rua de São José em Rua de Coexistência
Descrição
A presente proposta visa transformar a Rua de São José em Zona de Coexistência e, deste modo, numa rua sem distinção entre passeio e rodovia, onde os pões podem circular livremente, sendo todos os modos obrigados a respeitar-se entre si.
Esta medida visa dar segurança e cobertura legal àquilo que já acontece: face aos escassos passeios, a razoável afluência de peões e o comércio local com algum significado, é habitual os peões circularem no meio da via.
Esta medida permite manter o estacionamento existente, mas também potenciar zonas de estadia /esplanadas, podendo-se para tal alternar o estacionamento (provocando uma chicane) e colocá-lo de um ou de outro lado da rua, conforme for mais interessante no troço em questão.
A chicane é, ainda, uma medida de acalmia de tráfego, a que se devem juntar outras que garantam a redução do seu volume, tal como a inversão parcial do sentido da rua, que eliminará a utilização deste eixo pelo tráfego de atravessamento.
Para além de dar cumprimento legal à ao DL 163/2006, esta medida permitirá dignificar um eixo com enorme potencial do ponto de vista do comércio/economia e espaço público, que servirá residentes, pessoas que trabalham na zona e visitantes, alargando a zona de influência do centro histórico e potenciando a mobilidade pedonal.
Não obstante a falta de condições da rua esta é uma dinâmica que já se verifica, tendo muitos edifícios e lojas vindo a ser requalificados - o que atesta o referido potencial.