Este é um projeto vasto e ambicioso mas traria sem dúvida muitos benefícios.
Tal como já tem sido realçado em muitas ocasiões, a Segunda Circular constitui uma via importantíssima assim como também é uma barreia física na cidade de Lisboa e uma grande fonte de poluição, especialmente sonora. Esta última seria facilmente resolvida se a infraestrutura estivesse enterrada, permitindo libertar o espaço à superfície para os transportes públicos circularem com eficiência. Infelizmente não é o caso, e, tendo em conta a complexidade e o custo para o fazer, nunca será.
Desta forma, seria ainda assim importante olhar para os troços onde seria mais compensador intervir e perceber que benefícios isso poderia trazer.
Atualmente a Segunda Circular é um local perigoso, desconfortável e stressante para os peões que se queiram deslocar nos seus passeios degradados ou já quase inexistentes. Mesmo nas zonas mais recuperadas, não é confortável esperar o autocarro, devido à proximidade e velocidade do trafego automóvel.
Assim, este projeto pretende resolver esses problemas desnivelando as vias centrais do trafego, e libertando uma área à superfície que poderá ser usada para:
- Reduzir o ruído nas zonas mais próximas da Segunda Circular;
- Melhorar as condições de estadia em zonas verdes e paragens de autocarro;
- Melhorar os acessos pedonais, mobilidade reduzida a paragens de autocarro;
- Reduzir as distâncias dos percursos pedonais entre locais separados pela Segunda Circular;
- Melhorar as condições de atravessamento da Segunda circular onde elas são más ou inexistentes;
- Aumentar a coesão social ao colocar bairros separados mais próximos uns dos outros;
Mais detalhes sobre locais a intervir no ficheiro em anexo.
Documentos
Documento
2.59 Mb
Resultado da Avaliação Técnica
Proposta
Rejeitada
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