Requalificação do Jardim Ducla Soares
Descrição
O Jardim Ducla Soares é um dos jardins mais icónicos da cidade de Lisboa, sendo central no panorama da Torre de Belém, de e para o Rio Tejo. Este Jardim está localizado entre a Avenida do Restelo e a Rua Pêro da Covilhã, ocupando uma uma área total de quase 3 hectares e envolvendo um monumento nacional: a Capela de São Jerónimo. Infelizmente, o Jardim nunca mereceu qualquer obra de requalificação, tendo-se tornado pouco acessível à população residente e visitantes. Hoje, este Jardim é palco de comportamentos desviantes durante o período noturno, grande parte dos acessos estão enlameados e são impercetíveis, e a sua função de miradouro desapareceu devido ao crescimento descontrolado da vegetação. Esta proposta prevê:
• Repavimentação dos acessos pedonais com pavimento TerraWay ou resina sintética, conforme previsto no MEP. Substituição das lajetas de cimento ilegalmente colocadas há uma década, criando acessos verdadeiramente inclusivos.
• Replantação da vegetação que entretanto morreu (árvores e arbustos), respeitando o projeto original da Urbanização da Encosta do Restelo.
• Podas responsáveis da vegetação existente, a fim de repor o ponto protegido do Sistema de Vistas do PDM a partir da Capela de São Jerónimo para a Avenida da Torre de Belém, repondo a função de miradouro consagrada ao Jardim no seu projeto original.
• Substituição da gravilha na envolvente à Capela de São Jerónimo por pavimento em betão contínuo UniLisboa, a fim de permitir a limpeza assídua do local, atualmente cheio de serpentinas e outros detritos cuja limpeza é inviável.
• Melhoria do mobiliário urbano instalado na zona de merendas/convívio a Norte da Capela de São Jerónimo.
Local
Av. do Restelo 26, 1400 Lisboa, Portugal