Prémio ESG ISEG'25
2025-10-30
No passado dia 22 de outubro, e no âmbito da Semana da Sustentabilidade do ISEG, realizou-se a sessão de apresentação dos pitches finais e a entrega do Prémio ESG ISEG’25.
O evento contou com a intervenção da Vice-Presidente do ISEG, Winnie Picoto, que apresentou de forma resumida o Relatório de Sustentabilidade do ISEG referente ao ano passado, destacando a integração das temáticas ambientais na oferta académica e os planos de ação futuros, como a instalação de painéis fotovoltaicos no campus.
O Prémio ESG ISEG’25 resulta de uma parceria entre o ISEG, a Câmara Municipal de Lisboa, através do programa Lisboa Sustentável Empresas, e a NTT DATA, reunindo o compromisso do setor académico, público e privado em prol da sustentabilidade.
Depois de formada a mesa de júri, composta por Winnie Picoto (ISEG), Nuno Caleia (CML) e Pedro Fonseca Pires (NTT DATA), seguiram-se as apresentações das cinco teses finalistas:
- 
Joana Domingues Ramos – Candidata n.º 3 – The Impact of Green Bonds Issuance on Cost of Capital 
- 
Tiago Miguel Gomes Portugal Dias Pereira – Candidato n.º 4 – The Role of Climate Transition Risk on the Performance of European Equity Markets 
- 
Miguel Serrano Mota Lopes – Candidato n.º 5 – Sustainability-Oriented Innovation and Sustainable Corporate Performance 
- 
Madalena Dias Ferreira Pereira dos Santos – Candidata n.º 7 – Towards a Sustainable Real Estate Market: Tackling Energy Poverty through Energy Efficiency Policies in Urban and Rural Portugal 
- 
Kylian de Leeuw (online) – Candidato n.º 8 – The Impact of Sustainable Innovation on the Cost of Debt 
Nota: deixamos aqui todos os links para o repositório do ISEG, onde é possível consultar cada Trabalho Final de Mestrado – basta clicar!
Após os pitches finais, de apenas 5 minutos, em que cada candidato(a) conseguiu sintetizar ao máximo o seu projeto de investigação, o júri deliberou e atribuiu os prémios aos seguintes vencedores:
1.º lugar – Madalena Dias Ferreira Pereira dos Santos
2.º lugar – Miguel Serrano Mota Lopes
3.º lugar – Joana Domingues Ramos
Todos os premiados receberam, da parte da Câmara Municipal de Lisboa – Direção Municipal de Economia e Inovação, bilhetes para o Web Summit, e o 1.º lugar foi ainda distinguido com um prémio adicional de 1.500€, atribuído pela NTT DATA.
Convidamos, mais uma vez, toda a comunidade a consultar as teses finalistas e a conhecer os projetos que estão a moldar um futuro mais sustentável.
Outras Iniciativas
24
out, 2025
Ciclo Conversas Lisboa Sustentável Empresas |Como integrar a igualdade de género nas estratégias ESG para gerar inovação, sustentabilidade e impacto social?
No âmbito do ciclo Conversas Sustentáveis – Pilar Social, este encontro assinala o Dia Municipal para a Igualdade de Género, sublinhando a sua relevância como fator estratégico de competitividade, inovação e sustentabilidade. A sessão irá destacar a importância de integrar práticas inclusivas nas políticas empresariais ESG, valorizar o contributo das mulheres para o desenvolvimento económico e social e refletir sobre como a contratação pública pode ser um motor de inclusão da igualdade de género nas empresas. O evento contará com testemunhos de mulheres inspiradoras, bem como a partilha de experiências concretas do setor empresarial, proporcionando um espaço de diálogo e networking para cocriar ideias e transformar compromissos em ação. Inscrições AQUI!
05
nov, 2025
Roadshow de Boas Práticas | Uni. Atlântica: Sustentabilidade Dentro & Fora
+ Uma edição do Roadshow de Boas Práticas do LSE está a caminho — desta vez com foco na sustentabilidade no ensino superior!
No próximo Roadshow de Boas Práticas do Lisboa Sustentável Empresas (LSE), contamos com a participação da Atlântica – Instituto Universitário, representada por Susana Rodrigues, que vai apresentar a sua estratégia de Sustentabilidade numa perspetiva de dentro para fora. A sessão vai mostrar como a sustentabilidade está integrada na estratégia académica da Atlântica, tanto como Instituição de Ensino Superior como enquanto empresa, destacando a forma como aplica princípios sustentáveis na sua missão e nos projetos que desenvolve. Entre os exemplos a partilhar estão iniciativas inovadoras como o projeto DEED, sobre educação ambiental através de uma experiência online e gamificada, e o CEDIS – Circular Economy in Digital Storytelling, igualmente tecnológico e educativo, mas mais voltado para a vertente da economia circular. Com esta intervenção, a Atlântica reforça o seu compromisso em formar cidadãos e profissionais mais conscientes, promovendo práticas sustentáveis dentro e fora da instituição e inspirando o ecossistema educativo e empresarial a adotar soluções inovadoras para um futuro mais sustentável.