16 de maio, 10h30, Como aceder a financiamento ESG?

2024-05-09

Convidamos a participar na sessão Como aceder a financiamento ESG ? A transição para uma gestão sustentável e as novas exigências no financiamento, no dia 16 de maio, às 10h30, na Biblioteca Nacional.

O evento é organizado pela Plataforma Lisboa Sustentável Empresas em parceria com a Systemic, integrado na semana da Lisboa Unicorn Week 2024.

Vamos apresentar o financiamento de investimentos sustentáveis, o acesso a fundos comunitários e a integração dos critérios ESG (Ambiental, Social, Governação) na estratégia de sustentabilidade das empresas.

Queremos debater consigo diferentes estratégias de acesso ao financiamento das empresas e empreendedores e refletir sobre o papel das entidades financeiras na promoção da sustentabilidade.

Junte-se a nós, às 10h30, neste painel onde abordaremos temas ligados ao financiamento sustentável, com contributos de:

Júlia Tomaz – IAPMEI - Os apoios dos fundos comunitários para uma transição verde

Pedro Miranda – SIBS - Informação ESG necessária para aceder a financiamento

Manuel Queiroz Ribeiro - Banco Português de Fomento - Instrumentos Financeiros disponíveis para apoiar a Transição

André Braga – Crédito Agrícola - Financiamento sustentável - Oferta (d)e Proximidade

Manuel Nina – Go Parity - Outras Modalidades de Financiamento

Aceite já este desafio, aproveite este debate de ideias, para colocar questões!

Inscreva-se AQUI para construirmos uma Lisboa mais sustentável. A inscrição é gratuita, obrigatória e sujeita aos lugares disponíveis.

 Se a sua empresa ainda não aderiu à PLSE, não perca tempo, adira AQUI .

Mais notícias

Workshops sobre Sustentabilidade ajudam empresas a gerir o report dos temas ESG

O 2º Ciclo de Capacitação sobre Sustentabilidade: medir impacto e criar valor começou em outubro, com quatro sessões online e culminou com dois Workshops no dia 13 de novembro, sobre a estratégia, compromissos, metas e o Carbono: cálculo, medidas de mitigação.  Estes workshops promovidos pela Plataforma Lisboa Sustentável Empresas (PLSE), contaram com a adesão de cerca de 17 participantes, no Palácio das Galveias e foram uma mais valia para estabelecerem a partilha de conhecimento e o apoio necessário às empresas aderentes à PLSE.  As empresas startups e PME presentes, das mais variadas áreas: hotelaria, banca, seguros, entre outros, testaram a sua estratégia de sustentabilidade e deram o seu contributo no ESG, (Environmental, Social and Governance) estabelecendo os principais critérios, metas, indicadores, compromissos, políticas, ações, alinhados com os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU. Os principais temas foram analisados de acordo com a visão da empresa, e os indicadores tiveram como foco os ODS prioritários, ganhando relevo com alguns subtópicos, tais como: igualdade de oportunidades dos trabalhadores, as condições de trabalho, inclusão social (relação e conforto com os clientes), alterações climáticas,  energia, cultura empresarial, gestão da relação com os fornecedores. A Systemic , empresa consultora de sustentabilidade, parceira da Plataforma Lisboa Sustentável Empresas ministrou estes workshops, e em suma salientou que o resultado foi muito positivo, os participantes estavam muito envolvidos na troca de experiências e na resposta aos desafios propostos.  Fiquem atentos às próximas novidades, para a Capacitação das empresas da PLSE - em 2025, que prometem mais inovação ESG e benefícios para atingirem as suas metas. A sustentabilidade das empresas da cidade de Lisboa é um caminho evolutivo e estratégico na cadeia de valor e os resultados podem ser visíveis com o compromisso de todos! Adira à PLSE e faça parte desta comunidade empresarial AQUI .

Ler mais
APDC | Prémio Cidades e Territórios do Futuro 4ª Edição

No âmbito do Dia Mundial das Cidades, a APDC lançou a 4ª edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro. O objetivo é reconhecer projetos pioneiros que tornem as cidades mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis. As candidaturas decorrem até 14 de março de 2025.   Esta iniciativa, realizada através da Secção Cidades Saudáveis e Sustentáveis, volta a ter sete categorias distintas a concurso: Saúde e Bem-estar; Igualdade e Inclusão, Mobilidade e Logística; Relacionamento com o Cidadão e Participação; Qualificações; Desenvolvimento Económico; e Sustentabilidade, Economia Circular e Descarbonização.   São candidatos projetos com inovações tecnológicas que promovem a otimização dos recursos e um planeamento, entrega e controlo dos serviços urbanos inovador e eficaz. Pretende-se potencializar a sustentabilidade da economia, sociedade e ambiente e que enderecem problemas e desafios concretos!   Veja o vídeo, candidate já o seu projeto, mais informações  AQUI 

Ler mais