16 de maio, 10h30, Como aceder a financiamento ESG?
2024-05-09
Convidamos a participar na sessão Como aceder a financiamento ESG ? A transição para uma gestão sustentável e as novas exigências no financiamento, no dia 16 de maio, às 10h30, na Biblioteca Nacional.
O evento é organizado pela Plataforma Lisboa Sustentável Empresas em parceria com a Systemic, integrado na semana da Lisboa Unicorn Week 2024.
Vamos apresentar o financiamento de investimentos sustentáveis, o acesso a fundos comunitários e a integração dos critérios ESG (Ambiental, Social, Governação) na estratégia de sustentabilidade das empresas.
Queremos debater consigo diferentes estratégias de acesso ao financiamento das empresas e empreendedores e refletir sobre o papel das entidades financeiras na promoção da sustentabilidade.
Junte-se a nós, às 10h30, neste painel onde abordaremos temas ligados ao financiamento sustentável, com contributos de:
Júlia Tomaz – IAPMEI - Os apoios dos fundos comunitários para uma transição verde
Pedro Miranda – SIBS - Informação ESG necessária para aceder a financiamento
Manuel Queiroz Ribeiro - Banco Português de Fomento - Instrumentos Financeiros disponíveis para apoiar a Transição
André Braga – Crédito Agrícola - Financiamento sustentável - Oferta (d)e Proximidade
Manuel Nina – Go Parity - Outras Modalidades de Financiamento
Aceite já este desafio, aproveite este debate de ideias, para colocar questões!
Inscreva-se AQUI para construirmos uma Lisboa mais sustentável. A inscrição é gratuita, obrigatória e sujeita aos lugares disponíveis.
Se a sua empresa ainda não aderiu à PLSE, não perca tempo, adira AQUI .
Mais notícias
Lisboa Sustentável Empresas seleccionada para o 13º Congresso do INA | Culturgest
A Culturgest, acolhe no dia 8 de novembro, a Plataforma Lisboa Sustentável Empresas (PLSE) que apresenta o seu projeto colaborativo, no 13º Congresso Nacional da Administração Pública, com o tema Democracia, Serviço Público e Conhecimento. A PLSE foi seleccionada como o 4º projecto colaborativo a ser apresentado, pela Diretora de Economia e Inovação da CML, Margarida Figueiredo, durante a sessão paralela: “Parcerias e Cooperação para o Conhecimento na Administração Pública”, sob a moderação da Diretora Geral da Política de Justiça, Lídia Jacob. Criamos projetos para ajudar a economia, a inovação e a sustentabilidade. Adoptando medidas de mitigação, para o contrato climático até 2030. As empresas têm um impacto muito importante na emissão de carbono da cidade de Lisboa, mas sem esquecer a responsabilidade social das organizações para tornar uma sociedade inovadora inclusiva e a boa governance. Neste momento, temos a adesão de cerca de 330 empresas, grande parte PME, desde 2021 a 2024, apresentam um crescimento de 30% do tecido empresarial, salienta Margarida Figueiredo. Destacou ainda: queremos replicar esta boa prática pelo país, a monitorização das medidas anual tem um impacto físico e financeiro, e a PLSE apoia as empresas a atingir estes objetivos, realizando Ciclos de Capacitação, Conversas Lisboa Sustentável, Roadshows, e atualiza as empresas sobre a legislação e regulamentos europeus. E contagia outras empresas a fazer o mesmo, acrescenta a moderadora Lídia Jacob. O painel centrou-se em outros projetos colaborativos: a Inteligência Artificial, para previsão de desastres naturais em Portugal, o Concurso de Estudos da Ciência para as Políticas Públicas, Science4Policy 2023, e a Educação para a Integridade 2022-2023. Esta edição do INA assinala as duas comemorações: os 45 anos do INA e os 50 anos do 25 de abril. Ver o programa completo AQUI
Ler maisInscreva-se nas Sessões Participativas sobre o comércio de Lisboa
A Câmara Municipal de Lisboa convida-o a participar nas sessões participativas presenciais sobre o comércio da cidade, contribuindo para as medidas de sustentabilidade - ESG. As sessões realizam-se nos Paços do Concelho e visam a recolha de opiniões e contributos dos residentes, trabalhadores, estudantes e comerciantes do concelho de Lisboa, por forma a complementar o inquérito online que decorre até 31 de outubro. Sessões e prazos de inscrição: ● 7 nov (5ª), 19h30-21h30 - Comerciantes (todas as zonas de Lisboa) Inscrições até 4 nov https://lisboaparticipa.pt/pt/mais-participacao/comerciantes-lisboa/create ● 21 nov (5ª), 19h30-21h30 - Cidadãos (residentes, estudantes, trabalhadores) Inscrições até 18 nov https://lisboaparticipa.pt/pt/mais-participacao/cidadaos-1/create● 28 nov (5ª), 19h30-21h30 - Cidadãos (residentes, estudantes, trabalhadores) Inscrições até 25 nov https://lisboaparticipa.pt/pt/mais-participacao/cidadaos-2/create ● 5 dez (5ª), 19h30-21h30 - Comerciantes (com lojas contidas entre as ruas da Prata e dos Fanqueiros, delimitadas a norte pela Praça da Figueira e a sul pela Rua do Comércio). Esta delimitação geográfica deve-se ao facto de a Câmara estar a estudar a viabilidade de desenvolver um projeto piloto para a dinamização comercial nestes arruamentos que, além de estarem inseridos numa das zonas mais nobres e emblemáticas da cidade, apresentam desafios prioritários para intervenção urgente. Inscrições até 2 dez https://lisboaparticipa.pt/pt/mais-participacao/comerciantes-prata-fanqueiros/create Local: Paços do Concelho 30 vagas por sessão: A seleção é feita por ordem de inscrição, procurando garantir a representatividade de todas as freguesias. Participe e ajude a moldar o futuro do comércio lisboeta. A sua voz conta!
Ler mais