Apresentação do Prémio ISEG ESG 2025
2024-10-21
No dia 21 de outubro, o Pátio das Francesinhas "respirou" sangue novo, com a abertura da Semana da Sustentabilidade do ISEG e entrega do Prémio ISEG ESG 2025, sobre a temática: "Como apoiar as empresas a implementarem uma gestão mais sustentável ESG, que maximize a sua resiliência e promova uma cidade mais sustentável".
A vice-presidente do ISEG Winnie Picoto apresentou os resultados do Relatório de Sustentabilidade de 2023, a estratégia e a política de sustentabilidade até 2030, que "contribuam para a educação dos nossos jovens", e a "importância do potencial de impacto na sociedade, frisou.
Identificou ainda como Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODS prioritários, o 4, 5, 6, 8, 9, 10, 12, 13, e o 15. Foram atribuídas bolsas de estudo de investigação e educação, 66. 647€, de investimento, 6 programas e 5 projetos de investigação. A produção científica do ISEG em 2023, contribuiu para todos os 17 ODS, com maior impacto para os ODS - 10, 9 e 12 - 61% das unidades curriculares contribuiram para os ODS. Na Gestão Ambiental foi ainda atribuída a certificação da ISO 140001.
O lançamento do prémio do ISEG ESG 2025 uma parceria entre o ISEG, NTT DATA e CML, foi apresentado por Ana Coelho, coordenadora da Plataforma Lisboa Sustentável Empresas, da Câmara Municipal de Lisboa. Este prémio destaca-se em 4 grandes áreas temáticas de enquadramento:
Modelos de gestão ou soluções inovadoras; ESG de Inovação em Cadeia de Suprimentos; Transparência Ambiental, Social e de boa Governança que apresente o Desempenho e a Comunicação e Financiamento Sustentável.
"O importante é que haja mais adesão, o passar a palavra e que a vossa cidadania funcione", reiterou Ana Coelho, apelando à participação dos jovens estudantes. "Ajudem-nos a promover o prémio", apelou Winnie Picoto.
Em resposta à questão de uma estudante, e a dificuldade da CML, em estabelecer a neutralidade carbónica, Ana salientou, o trabalho frutífero da PLSE em apoiar as empresas e monitorizar as medidas da neutralidade carbónica, dando como exemplo a mobilidade urbana, entre outras, estimular o conhecimento e a investigação sobre sustentabilidade ESG e os seus principais impactos na cidade.
O Prémio ISEG ESG 2025 de mestrado pode valer 1.500€, a distribuição de trabalhos finais de mestrado escritos em português e inglês.
O prazo de candidatura é até 19 de setembro de 2025, enviem a candidatura para: globalsdg@iseg.ulisboa.pt
Regulamento :
Para "apimentar" este evento, três Associações de Estudantes do ISEG apresentaram o seu trabalho na área da sustentabilidade, AEISEG, a funcionar desde 1914, Nelson Duarte, Presidente da Associação, menciona "a sustentabilidade está no ADN desta associação, utilizar mais o digital".
A Associação MAIS visa a sustentabilidade, o respeito, a solidariedade, a inovação e a confiança e a Thirst project, que tem a tarefa de construção de furos manuais para permitir levar água potável. Começou nos EUA e chegou a Portugal, com os jovens como factor de mudança, neste momento já conta com 11 furos e 5 anos de financiamento.
O evento do ISEG encerrou com um excelente aplauso pelo trabalho destes jovens estudantes, que ambicionam e defendem um futuro mais sustentável.
Mais notícias
Lisboa Innovation Tours - Greentech
No dia 16 de janeiro, às 17h, junte-se ao Lisboa Innovation Tour no greenhub da Unicorn Factory Lisboa para explorar soluções greentech e tecnologias rumo à neutralidade carbónica. 🍃 Com apresentações de projetos inovadores e um momento para networking, este evento gratuito destaca o ecossistema de inovação de Lisboa. 👉 Mais informações e inscrições aqui.
Ler maisInovação no Turismo | ONU Lança Convite a Startups e Scaleups para Transformar o Setor
A Organização Mundial do Turismo procura soluções que promovam sustentabilidade, inclusão e transformação digital no setor
A Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência especializada das Nações Unidas, lançou um apelo global a Startups e Scaleups que desejem inovar no sector do turismo. Esta iniciativa procura soluções disruptivas que promovam a sustentabilidade e a inclusão, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Podem concorrer Startups e Scaleups de qualquer parte do mundo, desde que apresentem projetos com impacto comprovado ou potencial em áreas como a transição verde, digitalização, resiliência, acessibilidade, ou inclusão social. O programa dá prioridade a empresas com ideias que possam ser escaláveis e replicadas globalmente, incentivando também soluções tecnológicas e colaborativas. Com o turismo a desempenhar um papel crucial nas economias e sociedades, a OMT pretende identificar projetos que contribuam para a transformação do sector. Startups e scaleups interessadas têm até 31 de março de 2025 para submeter as suas candidaturas. Os interessados podem consultar todos os detalhes do desafio, explorar os benefícios para os participantes e submeter as suas candidaturas através do website oficial do programa. Fique atento a esta e outras iniciativas que promovem a inovação e a sustentabilidade no mundo empresarial, acompanhando as atualizações da Plataforma Lisboa Sustentável Empresas.
Ler mais