Extensão do prazo de candidatura até dia 15 de maio
2024-05-06
As PME à procura de apoio para a conceção e implementação de ações que visem melhorar a sua a eficiência energética, podem candidatar-se ao concurso público da EENergy e beneficiar potencialmente de uma subvenção EENergy no valor de 10 000 euros, além dos serviços de consultoria em sustentabilidade da Enterprise Europe Network.
O programa irá apoiar mais de 1.800 PME no desenvolvimento de planos de ação destinados à melhoria da sua eficiência energética e poderá incluir subvenções EENergy até 10.000 euros, para cerca de 900 PME.
A subvenção EENergy é um mecanismo de apoio único que será concedido às PME individuais após a preparação e implementação de um plano de ação concreto que visa uma melhoria mínima de 5% na eficiência energética de cada empresa envolvida do projeto.
Para participar neste concurso e candidatar-se a receber uma subvenção, as PME devem trabalhar com os consultores especializados em sustentabilidade da Enterprise Europe Network. Estes irão apoiar as PME interessadas na conceção de um plano de ação de eficiência energética personalizado e na apresentação da sua candidatura ao concurso público EENergy. O formulário de inscrição e documentação do concurso está disponível no site do projeto.
Para esclarecimento de questões adicionais contacte EENergy@lic.lt .
Consulte a notícia integral aqui.
Fonte: Agência Nacional de Inovação
Mais notícias
Lisboa Sustentável Empresas seleccionada para o 13º Congresso do INA | Culturgest
A Culturgest, acolhe no dia 8 de novembro, a Plataforma Lisboa Sustentável Empresas (PLSE) que apresenta o seu projeto colaborativo, no 13º Congresso Nacional da Administração Pública, com o tema Democracia, Serviço Público e Conhecimento. A PLSE foi seleccionada como o 4º projecto colaborativo a ser apresentado, pela Diretora de Economia e Inovação da CML, Margarida Figueiredo, durante a sessão paralela: “Parcerias e Cooperação para o Conhecimento na Administração Pública”, sob a moderação da Diretora Geral da Política de Justiça, Lídia Jacob. Criamos projetos para ajudar a economia, a inovação e a sustentabilidade. Adoptando medidas de mitigação, para o contrato climático até 2030. As empresas têm um impacto muito importante na emissão de carbono da cidade de Lisboa, mas sem esquecer a responsabilidade social das organizações para tornar uma sociedade inovadora inclusiva e a boa governance. Neste momento, temos a adesão de cerca de 330 empresas, grande parte PME, desde 2021 a 2024, apresentam um crescimento de 30% do tecido empresarial, salienta Margarida Figueiredo. Destacou ainda: queremos replicar esta boa prática pelo país, a monitorização das medidas anual tem um impacto físico e financeiro, e a PLSE apoia as empresas a atingir estes objetivos, realizando Ciclos de Capacitação, Conversas Lisboa Sustentável, Roadshows, e atualiza as empresas sobre a legislação e regulamentos europeus. E contagia outras empresas a fazer o mesmo, acrescenta a moderadora Lídia Jacob. O painel centrou-se em outros projetos colaborativos: a Inteligência Artificial, para previsão de desastres naturais em Portugal, o Concurso de Estudos da Ciência para as Políticas Públicas, Science4Policy 2023, e a Educação para a Integridade 2022-2023. Esta edição do INA assinala as duas comemorações: os 45 anos do INA e os 50 anos do 25 de abril. Ver o programa completo AQUI
Ler maisInscreva-se nas Sessões Participativas sobre o comércio de Lisboa
A Câmara Municipal de Lisboa convida-o a participar nas sessões participativas presenciais sobre o comércio da cidade, contribuindo para as medidas de sustentabilidade - ESG. As sessões realizam-se nos Paços do Concelho e visam a recolha de opiniões e contributos dos residentes, trabalhadores, estudantes e comerciantes do concelho de Lisboa, por forma a complementar o inquérito online que decorre até 31 de outubro. Sessões e prazos de inscrição: ● 7 nov (5ª), 19h30-21h30 - Comerciantes (todas as zonas de Lisboa) Inscrições até 4 nov https://lisboaparticipa.pt/pt/mais-participacao/comerciantes-lisboa/create ● 21 nov (5ª), 19h30-21h30 - Cidadãos (residentes, estudantes, trabalhadores) Inscrições até 18 nov https://lisboaparticipa.pt/pt/mais-participacao/cidadaos-1/create● 28 nov (5ª), 19h30-21h30 - Cidadãos (residentes, estudantes, trabalhadores) Inscrições até 25 nov https://lisboaparticipa.pt/pt/mais-participacao/cidadaos-2/create ● 5 dez (5ª), 19h30-21h30 - Comerciantes (com lojas contidas entre as ruas da Prata e dos Fanqueiros, delimitadas a norte pela Praça da Figueira e a sul pela Rua do Comércio). Esta delimitação geográfica deve-se ao facto de a Câmara estar a estudar a viabilidade de desenvolver um projeto piloto para a dinamização comercial nestes arruamentos que, além de estarem inseridos numa das zonas mais nobres e emblemáticas da cidade, apresentam desafios prioritários para intervenção urgente. Inscrições até 2 dez https://lisboaparticipa.pt/pt/mais-participacao/comerciantes-prata-fanqueiros/create Local: Paços do Concelho 30 vagas por sessão: A seleção é feita por ordem de inscrição, procurando garantir a representatividade de todas as freguesias. Participe e ajude a moldar o futuro do comércio lisboeta. A sua voz conta!
Ler mais