Extensão do prazo de candidatura até dia 15 de maio
2024-05-06
As PME à procura de apoio para a conceção e implementação de ações que visem melhorar a sua a eficiência energética, podem candidatar-se ao concurso público da EENergy e beneficiar potencialmente de uma subvenção EENergy no valor de 10 000 euros, além dos serviços de consultoria em sustentabilidade da Enterprise Europe Network.
O programa irá apoiar mais de 1.800 PME no desenvolvimento de planos de ação destinados à melhoria da sua eficiência energética e poderá incluir subvenções EENergy até 10.000 euros, para cerca de 900 PME.
A subvenção EENergy é um mecanismo de apoio único que será concedido às PME individuais após a preparação e implementação de um plano de ação concreto que visa uma melhoria mínima de 5% na eficiência energética de cada empresa envolvida do projeto.
Para participar neste concurso e candidatar-se a receber uma subvenção, as PME devem trabalhar com os consultores especializados em sustentabilidade da Enterprise Europe Network. Estes irão apoiar as PME interessadas na conceção de um plano de ação de eficiência energética personalizado e na apresentação da sua candidatura ao concurso público EENergy. O formulário de inscrição e documentação do concurso está disponível no site do projeto.
Para esclarecimento de questões adicionais contacte EENergy@lic.lt .
Consulte a notícia integral aqui.
Fonte: Agência Nacional de Inovação
Mais notícias
Workshops sobre Sustentabilidade ajudam empresas a gerir o report dos temas ESG
O 2º Ciclo de Capacitação sobre Sustentabilidade: medir impacto e criar valor começou em outubro, com quatro sessões online e culminou com dois Workshops no dia 13 de novembro, sobre a estratégia, compromissos, metas e o Carbono: cálculo, medidas de mitigação. Estes workshops promovidos pela Plataforma Lisboa Sustentável Empresas (PLSE), contaram com a adesão de cerca de 17 participantes, no Palácio das Galveias e foram uma mais valia para estabelecerem a partilha de conhecimento e o apoio necessário às empresas aderentes à PLSE. As empresas startups e PME presentes, das mais variadas áreas: hotelaria, banca, seguros, entre outros, testaram a sua estratégia de sustentabilidade e deram o seu contributo no ESG, (Environmental, Social and Governance) estabelecendo os principais critérios, metas, indicadores, compromissos, políticas, ações, alinhados com os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU. Os principais temas foram analisados de acordo com a visão da empresa, e os indicadores tiveram como foco os ODS prioritários, ganhando relevo com alguns subtópicos, tais como: igualdade de oportunidades dos trabalhadores, as condições de trabalho, inclusão social (relação e conforto com os clientes), alterações climáticas, energia, cultura empresarial, gestão da relação com os fornecedores. A Systemic , empresa consultora de sustentabilidade, parceira da Plataforma Lisboa Sustentável Empresas ministrou estes workshops, e em suma salientou que o resultado foi muito positivo, os participantes estavam muito envolvidos na troca de experiências e na resposta aos desafios propostos. Fiquem atentos às próximas novidades, para a Capacitação das empresas da PLSE - em 2025, que prometem mais inovação ESG e benefícios para atingirem as suas metas. A sustentabilidade das empresas da cidade de Lisboa é um caminho evolutivo e estratégico na cadeia de valor e os resultados podem ser visíveis com o compromisso de todos! Adira à PLSE e faça parte desta comunidade empresarial AQUI .
Ler maisAPDC | Prémio Cidades e Territórios do Futuro 4ª Edição
No âmbito do Dia Mundial das Cidades, a APDC lançou a 4ª edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro. O objetivo é reconhecer projetos pioneiros que tornem as cidades mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis. As candidaturas decorrem até 14 de março de 2025. Esta iniciativa, realizada através da Secção Cidades Saudáveis e Sustentáveis, volta a ter sete categorias distintas a concurso: Saúde e Bem-estar; Igualdade e Inclusão, Mobilidade e Logística; Relacionamento com o Cidadão e Participação; Qualificações; Desenvolvimento Económico; e Sustentabilidade, Economia Circular e Descarbonização. São candidatos projetos com inovações tecnológicas que promovem a otimização dos recursos e um planeamento, entrega e controlo dos serviços urbanos inovador e eficaz. Pretende-se potencializar a sustentabilidade da economia, sociedade e ambiente e que enderecem problemas e desafios concretos! Veja o vídeo, candidate já o seu projeto, mais informações AQUI
Ler mais