EMEL convida empresas a criar uma solução de mobilidade corporativa
2024-07-10
A EMEL está a trabalhar no desenvolvimento de uma solução de Mobilidade-como-um-Serviço (MaaS - Mobility as a Service) para empresas e outras entidades empregadoras da cidade de Lisboa.
O objetivo é vir a oferecer serviços integrados de mobilidade, mono e multi-operador, que possam vir a ser disponibilizados através de pacotes de serviços ou orçamento mensal de mobilidade.
A proposta consiste em colocar as entidades empregadoras e respetiva população trabalhadora no centro da cocriação da solução, e dessa forma assegurar que esta vá ao encontro das expetativas dos que dela vão usufruir.
A EMEL acredita que “a promoção da mobilidade sustentável e a redução do número de automóveis em circulação devem ser trabalhadas de forma concertada”, até porque “uma grande parte do tráfego rodoviário em Lisboa resulta das viagens casa-trabalho-casa e das deslocações profissionais”. Esta é, aliás, a razão que leva a EMEL a convidar as empresas, enquanto potenciais agentes ativos de mudança, a participar na criação de uma “solução que promova a adoção de modos de transporte alternativos ao carro”.
Para além de fomentar o uso de modos de mobilidade mais sustentáveis, a solução de “Mobilidade-como-um-Serviço” facilitará a gestão e pagamento de despesas de serviços de mobilidade de forma centralizada, simples e através de um único canal.
As entidades que tenham interesse em colaborar neste projeto poderão contactar a EMEL e manifestar o seu interesse através do preenchimento de formulário até 9 de agosto.
Este trabalho é desenvolvido no âmbito projeto deployEMDS, cofinanciado pelo programa europeu Digital Europe.
Mais notícias
Inovação no Turismo | ONU Lança Convite a Startups e Scaleups para Transformar o Setor
A Organização Mundial do Turismo procura soluções que promovam sustentabilidade, inclusão e transformação digital no setor
A Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência especializada das Nações Unidas, lançou um apelo global a Startups e Scaleups que desejem inovar no sector do turismo. Esta iniciativa procura soluções disruptivas que promovam a sustentabilidade e a inclusão, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Podem concorrer Startups e Scaleups de qualquer parte do mundo, desde que apresentem projetos com impacto comprovado ou potencial em áreas como a transição verde, digitalização, resiliência, acessibilidade, ou inclusão social. O programa dá prioridade a empresas com ideias que possam ser escaláveis e replicadas globalmente, incentivando também soluções tecnológicas e colaborativas. Com o turismo a desempenhar um papel crucial nas economias e sociedades, a OMT pretende identificar projetos que contribuam para a transformação do sector. Startups e scaleups interessadas têm até 31 de março de 2025 para submeter as suas candidaturas. Os interessados podem consultar todos os detalhes do desafio, explorar os benefícios para os participantes e submeter as suas candidaturas através do website oficial do programa. Fique atento a esta e outras iniciativas que promovem a inovação e a sustentabilidade no mundo empresarial, acompanhando as atualizações da Plataforma Lisboa Sustentável Empresas.
Ler mais2ª Edição da Micro-Credencial Online Financiada | Atlântica - Instituto Universitário
Qualidade e Regulamentação: A implementação da Norma 4590:23 - Bem-Estar e Felicidade Organizacional
A Atlântica - Instituto Universitário está a promover a 2.ª Edição da Micro-Credencial financiada pelo PRR com a temática "Qualidade e Regulamentação: A implementação da Norma 4590:23 - Bem-Estar e Felicidade Organizacional". O que é uma Micro-Credencial?É um curso universitário focado no mercado de trabalho e com 4 créditos europeus. Este curso é financiado, pelo que, o valor da matrícula (200€) será devolvido durante o funcionamento do curso. Acontece em formato online e com 1 aula por semana durante um semestre e em regime pós-laboral. Docentes especialistas: - Jorge Humberto Dias (Perito da Comissão Técnica 219 e docente no Instituto Universitário Atlântica).- Vânia Bruno (Gestora da implementação da Norma no Município de Oeiras).- Sara Alves (Auditora e consultora na empresa DELFUS). Não perca esta oportunidade. Inscrições e mais informações aqui.
Ler mais