Como pode o futebol, enquanto mobilizador de massas, contribuir para a sustentabilidade na cidade de Lisboa?
2023-05-19
Com o mote “Golo da Sustentabilidade”, realizou-se no dia 17 de maio, às 18h no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, um painel que contou com a presença do Benfica, Olívia Alves, Environmental & Logistics Manager, Os Belenenses, Óscar Rodrigues, Vice-presidente e a Casa Pia AC, Júlia Almeida, Diretora Executiva, e a moderação da jornalista Andreia Palmeirim, da TVI/CNN. Esta dinâmica promovida pela Plataforma Lisboa Sustentável Empresas surgiu no decurso da programação da 12ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa, com o objetivo de promover um debate sobre o papel do futebol, na disseminação de boas práticas sustentáveis ano nível ambiental, de ética e responsabilidade social dos clubes. As boas vindas foram dadas pela Diretora de Economia e Inovação da CML, Margarida Figueiredo e foi apresentado um pitch infográfico em vídeo sobre o projeto Lisboa Sustentável Empresas. Na conversa informal, descontraída foram abordados pontos de vista dos Clubes, que responderam ao desafio de jogar em conjunto pelo planeta, sobre o investimento e respetivo retorno, boas práticas de sustentabilidade, a adesão e motivação dos sócios, representação feminina dos clubes, e perspetivas de futuro no mundo da sustentabilidade ESG (ambiente, social e governança).
Olívia Alves, Environmental & Logistics manager do SL Benfica destacou as vantagens para o ambiente (menos resíduos), um dos projetos do Ecocentro do SLB, desenvolvido em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, numa parceria que se mantém até aos dias de hoje. "A sustentabilidade no dia-a-dia do Benfica é trabalhada de forma transversal, fazendo uma avaliação de onde podemos intervir, e do impacto de que um pequeno passo pode ter em vários setores", referiu Olívia Alves. O exemplo mais recente é o sistema de copos de caução implementado nos jogos no Estádio do SLB, que permite não só uma redução significativa na produção de plástico de utilização única, como também uma melhor alocação dos recursos humanos, hídricos e energéticos necessários à limpeza do Complexo.
Já Óscar Machado Rodrigues, vice-presidente do CF Belenenses, explicou que também o clube de Belém já testou com sucesso igual política no que respeita à redução do uso do plástico descartável. “No que respeita à poupança de outros recursos, realizámos estudos sobre a substituição da atual iluminação das nossas instalações com lâmpadas incandescentes para a iluminação com lâmpadas led. Estamos ainda avaliar todos os aspetos desta medida, pois trata-se de uma mudança que requer investimento inicial bastante avultado”.
Júlia Almeida, diretora executiva da Casa Pia Atlético Clube, abordou o tema da sustentabilidade a partir do ângulo da responsabilidade social e da inclusão. “O papel pedagógico e de sensibilização ambiental para as questões da sustentabilidade que os nossos jogadores podem assumir junto das camadas mais jovens é muito importante e nós na Direção do clube estamos bem cientes desse facto; além disso, não nos ficamos só pela teoria. Passamos à prática. Como é o caso da inclusão. Somos um clube que tem mais do que uma mulher a desempenhar funções em lugares de direção. E vivemos muito bem com isso”, concluiu.
No Dia Mundial da Reciclagem, (17 de maio), os clubes diversificaram as suas opiniões e foram unânimes na partilha e transparência das boas práticas sinalizando ideias e padrões de conduta que perspetivam uma evolução positiva no futuro do futebol nas gerações vindouras.
Fotos: créditos Américo Simas/CML
Mais notícias
BNP Paribas Portugal apresenta programa “Journey for Impact” no Roadshow do LSE
O BNP Paribas Portugal apresentou hoje, no Roadshow de Boas Práticas do Lisboa Sustentável Empresas (LSE), a iniciativa “Journey for Impact”, que pretende envolver os mais de 9.200 colaboradores da instituição, em ações de sustentabilidade e práticas concretizáveis no dia-a-dia das pessoas. O encontro decorreu online, entre as 10h e as 11h, e contou com 33 participantes. Segundo Patrícia Freixo, oradora convidada do BNP Paribas, o programa combina formação, voluntariado e gamificação para transformar conhecimento em impacto concreto, num modelo considerado estruturado, replicável e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O “Journey for Impact” conta com diversos parceiros em ações concretas e funciona em ciclos contínuos que incluem desafios digitais via app, artigos de opinião (feitos pela direção de topo), workshops práticos, debates com especialistas convidados (externos e internos), ações de voluntariado, masterclasses e sessões de literacia climática ("Mural do Clima"). Um dos pontos distintivos do programa é o sistema de incentivos, que inclui recompensas como vales para bicicletas elétricas, viagens aos Açores e estadias em hotéis termais, reforçando a ligação entre práticas sustentáveis e benefícios concretos. O BNP Paribas sublinha que a aposta em projetos como o “Journey for Impact” integra o compromisso internacional do grupo com a neutralidade carbónica até 2050. Aceder à apresentação AQUI. 3 setembro 2025
Ler maisNova Sessão de Capacitação Comércio+: Dicas práticas de marketing digital para o seu negócio
Está a chegar a terceira sessão do Comércio+ Programa de capacitação para comerciantes de Lisboa, dedicada ao tema “Como é que posso atrair mais clientes para o meu negócio?”, com foco em estratégias de marketing digital pensadas especialmente para lojas físicas. A sessão realiza-se já no dia 20 de maio, às 19h, no CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa, e promete partilhar ferramentas simples e eficazes para melhorar a presença online e atrair mais público. 20 de maio . 19hCIUL – Rua Viriato, 13, Lisboa (Picoas Plaza) Inscreva-se aqui! Participe nesta sessão interativa e leve consigo ideias úteis para aplicar no dia a dia do seu negócio.
Ler mais