Inovação no Turismo | ONU Lança Convite a Startups e Scaleups para Transformar o Setor
A Organização Mundial do Turismo procura soluções que promovam sustentabilidade, inclusão e transformação digital no setor
2024-12-26
A Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência especializada das Nações Unidas, lançou um apelo global a Startups e Scaleups que desejem inovar no sector do turismo. Esta iniciativa procura soluções disruptivas que promovam a sustentabilidade e a inclusão, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Podem concorrer Startups e Scaleups de qualquer parte do mundo, desde que apresentem projetos com impacto comprovado ou potencial em áreas como a transição verde, digitalização, resiliência, acessibilidade, ou inclusão social. O programa dá prioridade a empresas com ideias que possam ser escaláveis e replicadas globalmente, incentivando também soluções tecnológicas e colaborativas.
Com o turismo a desempenhar um papel crucial nas economias e sociedades, a OMT pretende identificar projetos que contribuam para a transformação do sector. Startups e scaleups interessadas têm até 31 de março de 2025 para submeter as suas candidaturas.
Os interessados podem consultar todos os detalhes do desafio, explorar os benefícios para os participantes e submeter as suas candidaturas através do website oficial do programa.
Fique atento a esta e outras iniciativas que promovem a inovação e a sustentabilidade no mundo empresarial, acompanhando as atualizações da Plataforma Lisboa Sustentável Empresas.
Mais notícias
🚲 Curso de Iniciação à Bicicleta 🚲
Para pessoas que já esqueceram ou ainda não sabem andar de bicicleta!
A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, com o apoio da CML/DIPM, promove esta formação para incentivar a mobilidade ativa e contribuir para a redução das emissões de carbono. Porque pedalar é um passo sustentável — e quem não sabe, vai sempre a tempo de aprender! 📅18, 19 e 25 out 2025📍 Escola Básica São Vicente, Telheiras Inscrições e + informação: O que fazer - Informação Lisboa
Ler maisBNP Paribas Portugal apresenta programa “Journey for Impact” no Roadshow do LSE
O BNP Paribas Portugal apresentou hoje, no Roadshow de Boas Práticas do Lisboa Sustentável Empresas (LSE), a iniciativa “Journey for Impact”, que pretende envolver os mais de 9.200 colaboradores da instituição, em ações de sustentabilidade e práticas concretizáveis no dia-a-dia das pessoas. O encontro decorreu online, entre as 10h e as 11h, e contou com 33 participantes. Segundo Patrícia Freixo, oradora convidada do BNP Paribas, o programa combina formação, voluntariado e gamificação para transformar conhecimento em impacto concreto, num modelo considerado estruturado, replicável e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O “Journey for Impact” conta com diversos parceiros em ações concretas e funciona em ciclos contínuos que incluem desafios digitais via app, artigos de opinião (feitos pela direção de topo), workshops práticos, debates com especialistas convidados (externos e internos), ações de voluntariado, masterclasses e sessões de literacia climática ("Mural do Clima"). Um dos pontos distintivos do programa é o sistema de incentivos, que inclui recompensas como vales para bicicletas elétricas, viagens aos Açores e estadias em hotéis termais, reforçando a ligação entre práticas sustentáveis e benefícios concretos. O BNP Paribas sublinha que a aposta em projetos como o “Journey for Impact” integra o compromisso internacional do grupo com a neutralidade carbónica até 2050. Aceder à apresentação AQUI. 3 setembro 2025
Ler mais