Inovação no Turismo | ONU Lança Convite a Startups e Scaleups para Transformar o Setor

A Organização Mundial do Turismo procura soluções que promovam sustentabilidade, inclusão e transformação digital no setor

2024-12-26

A Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência especializada das Nações Unidas, lançou um apelo global a Startups e Scaleups que desejem inovar no sector do turismo. Esta iniciativa procura soluções disruptivas que promovam a sustentabilidade e a inclusão, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Podem concorrer Startups e Scaleups de qualquer parte do mundo, desde que apresentem projetos com impacto comprovado ou potencial em áreas como a transição verde, digitalização, resiliência, acessibilidade, ou inclusão social. O programa dá prioridade a empresas com ideias que possam ser escaláveis e replicadas globalmente, incentivando também soluções tecnológicas e colaborativas.

Com o turismo a desempenhar um papel crucial nas economias e sociedades, a OMT pretende identificar projetos que contribuam para a transformação do sector. Startups e scaleups interessadas têm até 31 de março de 2025 para submeter as suas candidaturas.

Os interessados podem consultar todos os detalhes do desafio, explorar os benefícios para os participantes e submeter as suas candidaturas através do website oficial do programa.

Fique atento a esta e outras iniciativas que promovem a inovação e a sustentabilidade no mundo empresarial, acompanhando as atualizações da Plataforma Lisboa Sustentável Empresas.

Mais notícias

Campanha de Natal Comércio: Papel de embrulho e individuais inspirados na cidade

Este Natal, a Câmara Municipal de Lisboa está a oferecer material de embrulho e individuais de mesa, inspirados na cidade, aos negócios de comércio e restauração. Foram produzidos em papel kraft 100% reciclado e impressos com tinta à base de água, garantindo um menor impacto ambiental. É uma forma prática de valorizar o seu negócio, surpreender os clientes sem qualquer custo, e mostrar que a sustentabilidade também se vê nos detalhes. Público-alvo: dirigida aos comerciantes e empresários da restauração. Os interessados em aderir só precisam de enviar email para comercio@cm-lisboa.pt com os seguintes dados:   • Nome e morada do estabelecimento • Setor de atividade • Contacto telefónico • Nome da pessoa responsável pelo levantamento • Área do espaço (m²) e n.º de pessoas a atender (lojas) • N.º médio de refeições por dia (restaurantes)    Após a inscrição, serão enviadas instruções para o levantamento. A atribuição é feita por ordem de inscrição e limitada ao stock existente.  Saiba mais em Lisboa Comércio https://comercio.lisboa.pt/natal-com-a-marca-lisboa/   Feliz Natal!

Ler mais
Sessão de capacitação do programa Comércio+

A próxima capacitação do programa Comércio+ é já na próxima semana, dia 18 de novembro. Nesta sessão, orientada pelo Departamento de Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, vai conhecer as regras municipais mais importantes, aprender como separar, acondicionar e encaminhar corretamente os resíduos, e descobrir soluções práticas para reduzir desperdício e custos.  Como posso gerir melhor e reduzir os resíduos do meu negócio? Boas práticas e soluções sustentáveis para o comércio e a restauração em Lisboa.  18 de novembro (3.ª feira) 📍Largo de São Julião, 19, r/c (Baixa, junto ao Museu do Dinheiro) 19h – 20h30 Inscrição aqui  

Ler mais