Workshops sobre Sustentabilidade ajudam empresas a gerir o report dos temas ESG
2024-11-14
O 2º Ciclo de Capacitação sobre Sustentabilidade: medir impacto e criar valor começou em outubro, com quatro sessões online e culminou com dois Workshops no dia 13 de novembro, sobre a estratégia, compromissos, metas e o Carbono: cálculo, medidas de mitigação.
Estes workshops promovidos pela Plataforma Lisboa Sustentável Empresas (PLSE), contaram com a adesão de cerca de 17 participantes, no Palácio das Galveias e foram uma mais valia para estabelecerem a partilha de conhecimento e o apoio necessário às empresas aderentes à PLSE.
As empresas startups e PME presentes, das mais variadas áreas: hotelaria, banca, seguros, entre outros, testaram a sua estratégia de sustentabilidade e deram o seu contributo no ESG, (Environmental, Social and Governance) estabelecendo os principais critérios, metas, indicadores, compromissos, políticas, ações, alinhados com os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.
Os principais temas foram analisados de acordo com a visão da empresa, e os indicadores tiveram como foco os ODS prioritários, ganhando relevo com alguns subtópicos, tais como: igualdade de oportunidades dos trabalhadores, as condições de trabalho, inclusão social (relação e conforto com os clientes), alterações climáticas, energia, cultura empresarial, gestão da relação com os fornecedores.
A Systemic , empresa consultora de sustentabilidade, parceira da Plataforma Lisboa Sustentável Empresas ministrou estes workshops, e em suma salientou que o resultado foi muito positivo, os participantes estavam muito envolvidos na troca de experiências e na resposta aos desafios propostos.
Fiquem atentos às próximas novidades, para a Capacitação das empresas da PLSE - em 2025, que prometem mais inovação ESG e benefícios para atingirem as suas metas.
A sustentabilidade das empresas da cidade de Lisboa é um caminho evolutivo e estratégico na cadeia de valor e os resultados podem ser visíveis com o compromisso de todos!
Adira à PLSE e faça parte desta comunidade empresarial AQUI .
Mais notícias
2ª Edição da Micro-Credencial Online Financiada | Atlântica - Instituto Universitário
Qualidade e Regulamentação: A implementação da Norma 4590:23 - Bem-Estar e Felicidade Organizacional
A Atlântica - Instituto Universitário está a promover a 2.ª Edição da Micro-Credencial financiada pelo PRR com a temática "Qualidade e Regulamentação: A implementação da Norma 4590:23 - Bem-Estar e Felicidade Organizacional". O que é uma Micro-Credencial?É um curso universitário focado no mercado de trabalho e com 4 créditos europeus. Este curso é financiado, pelo que, o valor da matrícula (200€) será devolvido durante o funcionamento do curso. Acontece em formato online e com 1 aula por semana durante um semestre e em regime pós-laboral. Docentes especialistas: - Jorge Humberto Dias (Perito da Comissão Técnica 219 e docente no Instituto Universitário Atlântica).- Vânia Bruno (Gestora da implementação da Norma no Município de Oeiras).- Sara Alves (Auditora e consultora na empresa DELFUS). Não perca esta oportunidade. Inscrições e mais informações aqui.
Ler maisFinanciamento Portugal 2030 - Candidaturas PME - Transição ESG
Sustentabilidade e ecoinovação nos apoios à qualificação de PME
As PME que procurem financiamento para desenvolver estratégias de qualificação para os seus negócios, através de investimentos em fatores imateriais de competitividade, como a transição para a sustentabilidade, têm disponíveis incentivos financeiros no âmbito do Portugal 2030.Trata-se de mais um concurso, lançado ao abrigo do sistema de incentivos à competitividade empresarial (SICE), destinado a projetos individuais de qualificação de PME, que visem reforçar a capacidade competitiva das empresas e o seu crescimento sustentável. As despesas elegíveis estão associadas à aquisição de equipamentos necessários no âmbito dos diversos domínios de intervenção, incluindo software; a contratação de recursos humanos qualificados com competência nas atividade de inovação da candidatura; os custos com serviços de consultoria especializados, com Revisores Oficiais de Contas, certificação de produtos, processos ou serviços, conceção e registo de marcas, domiciliação e subscrição de aplicações, plataformas eletrónicas, diretórios e motores de busca; e custos de otenção, validação e defesa de patentes e outros registos de propriedade industrial. O financiamento assume a forma de fundo perdido e ascende a 50% das despesas elegíveis, com a exceção da Região de Lisboa, cuja taxa é de 40%. Terminada que está a primeira fase das candidaturas a 31 de outubro, a segunda fase decorre até 30 de janeiro de 2025. FONTE: IAPMEI
Ler mais