Dia Mundial do Vizinho | 28 de maio | das 15h30 às 18h30

O Dia Europeu do Vizinho começou a ser assinalado em 1990, em Paris, quando um grupo de amigos decidiu criar a associação “Amigos de Paris”, com o objetivo de aproximar e mobilizar as pessoas contra o isolamento.

A comemoração acabou por se espalhar rapidamente por todo o país e depois pela Europa, tendo, inclusive, ultrapassado as fronteiras do velho continente.

Em Portugal o dia comemora-se com várias atividades, que motivam as pessoas a conhecer quem as rodeia e tem como objetivo “tentar que as pessoas não fechem a porta”. Existe mais gente “para além de nós no nosso prédio”. Há que “conhecer os vizinhos”, saber “quem vive por cima ou por baixo”. “É uma  luta contra a indiferença e contra o isolamento a criação de uma rede social de vizinhos.

Objetivos: O Grupo Comunitário denominado Rede L&M tem como objetivo reforçar o trabalho de parceria e intervenção social no âmbito das instituições locais, com vista ao desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população residente nos bairros Casal dos Machados e Quinta das Laranjeiras, territórios de intervenção comunitária pertencentes à freguesia do Parque das Nações.

No âmbito do seu plano de atividades, irá promover uma atividade aberta à comunidade, com vista à comemoração do Dia do Vizinho, procurando fomentar um maior sentimento de pertença à comunidade, coesão social, criação de novos laços de solidariedade e potenciar relações intergeracionais através de um momento de convívio entre vizinhos.

Parceiros: Grupo Comunitário Rede L&M e todos os parceiros que fazem parte da JFPN, Gebalis, SCML, Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, Refood, PN, Pastoral dos Ciganos, Olipandó, PM, DMHL, Crescer e Vida Abundante.

Local: Junto ao Campo Polidesportivo do Casal dos Machados, freguesia do Parque das Nações

Atividade: Dinamização de jogos tradicionais e jogos da participação, bem como uma apresentação do grupo de percussão Paradiddle do Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa, nos Olivais. Nasceu no ano de 2000 como uma experiência de oferta de escola “Clube de Música”, inclui cerca de 20 elementos, que tocam bombos, caixas e timbalões.

Descrição dos jogos tradicionais: Andas verticais, andas de pé e horizontais, enrola, pião, latas, corda de saltar coletiva, corda de tração, corda individual, prego, rapa, pedrinha, malha, sacos, arcos, carrinhos de rolamentos, berrelha, saltarico, cavilha, berlinde, botão e carica.