2.ª Edição do Conselho e Cidadãos (1.ª sessão)

2023-03-29

A segunda edição do Conselho de Cidadãos teve início no dia 25 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O Presidente Carlos Moedas abriu a sessão, dedicada ao tema “Cidade dos 15 minutos”, dirigindo-se aos 50 cidadãos escolhidos aleatoriamente, apelando à sua participação e construção de ideias em áreas como a Saúde, Educação, Mobilidade, Comércio e Serviços, e Lazer. 

Estiveram igualmente presentes as embaixadoras da primeira edição do Conselho de Cidadãos, que partilharam a sua experiência, e indicaram algumas iniciativas entretanto desenvolvidas pelo município na sequência das propostas da primeira edição.

Os técnicos dos serviços municipais presentes no evento responderam a questões colocadas pelos cidadãos, esclarecendo-as em temáticas como a educação, espaços verdes, saúde, segurança, cultura, ou mobilidade.

Esta primeira sessão que se prolongou até ao fim da tarde, permitiu aos cidadãos abordar preferências de proximidade (ex. serviços e equipamentos) na cidade, identificando desafios e oportunidades de melhoria. Foram ainda convidados pela Vereadora Joana Almeida a participar na X Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2023 que decorrerá de 29 a 31 de março em Lisboa (LX Factory).

No próximo dia 1 de abril, na segunda e última sessão desta edição do Conselho de Cidadãos, os desafios identificados pelos cidadãos serão aprofundados, dando lugar às propostas finais a apresentar ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa.