GEMA | Casa comunidade de ocupação trabalho Trampolim para alternativas de vida
Descrição do Projeto
Já repararam nos edifícios desocupados que existem por toda a Lisboa? Já pensaram o que é possível acontecer ali? Poderiam ali viver pessoas, poderiam ser locais de trabalho, poderiam ali existir negócios que, neste processo, até gerariam emprego, valorização urbana e promoveriam outras condições de vida e possibilidades às pessoas. E como?
....GEMA podia ser uma sigla, mas não é. Associada à ideia que lhe dá nome, a da "gema" como origem, como crescimento, como criação e como compromisso de vida, esta é uma proposta que pretende gerar oportunidades de melhor viver aos seus habitantes. GEMA é um espaço experimental que utilizará um edifício desocupado , pertencente à Câmara Municipal de Lisboa, em ocupação mista de habitação, trabalho e comércio, e que funcionará como um trampolim para gerar alternativas de vida com as pessoas habitantes da GEMA e da comunidade envolvente.
Estrutura
O objecto da proposta será sempre um edifício devoluto pertencente à Câmara Municipal de Lisboa, organizando se com a seguinte estrutura:
1 Comércio
2 : Trampolim Espaço coworking de produção/criação própria
3 Habitação
4 Concebe se um espaço para cultivo a colocar na cobertura, pátio ou terraço do edifício.
Funcionamento
A GEMA contará como habitantes pessoas em regime de ocupação trabalho, disponíveis para trabalhar e que se apresentam em situação de dificuldade ; pessoas desempregadas, desocupadas e com trabalhos precários . Os habitantes da GEMA assumem o compromisso de produzir produtos e angariação de fundos, captam se investidores e estabelecem se parcerias.
A GEMA será gerida sob a coordenação da CML.
A proposta para a GEMA pressupõe expansão, ao que, em virtude do número de candidaturas e após a estabilização económica da primeira GEMA, se prevê que esta seja replicada, partilhando a gestão e decisões com a GEMA original.