Lab LX Laboratório da cidade
Criar um laboratório de e para os cidadãos de Lisboa, um espaço dinâmico que promova o empreendedorismo social na área inovação digital para a difusão e fomento da Sociedade do Conhecimento. Este espaço poderia ser alojado no Mercado do Forno de Tijolo, juntamente com o Fab Lab de Lisboa e o espaço de Co Working de iniciativa municipal.
Este espaço seria um espaço de experimentação com duas funções essenciais:
permitir ao cidadão interagir com novas tecnologias, nas mais variadas áreas, entre as quais novas tecnologias de informação e comunicação, energia, etc.;
criar um grupo voluntário de cidadãos que permita ter o pulso da cidade, funcionando com um grupo de teste de novos serviços, produtos, dando feed back a novas propostas e identificando novas soluções para a gestão da cidade.
As várias actividades são desenvolvidas tendo em conta os diferentes grupos alvo, desde o público infanto juvenil, ao grupo adulto e sénior, focus group que actuam como parceiros da cidade. A interacção assenta no conceito de living lab, em que novas soluções são desenvolvidas em conjunto com os utilizadores, como co criadores do acto de inovação. Estes cidadãos serão parceiros no teste dos novos serviços a serem lançados pelas empresas alojadas na Start Up Lisboa, dos novos produtos a serem fabricados no laboratório de prototipagem rápida do Fab Lab, bem como dos novos apps e funcionalidades a serem criadas a partir dos dados disponíveis no Open Data.
O feed back destas experiências alimenta o processo de inovação aberta em Lisboa, mapeando o processo interactivo da cidade, o que permite ao Município responder de forma mais eficaz e rápida aos desafios lançados pela cidade.