Queremos que toda a cidade de Lisboa seja ciclável e pedonal para todos, sem excepção. Mesmo pessoas com mais de 70 anos, crianças com menos de 10 anos, ou pessoas com pouca resistência física ou mobilidade reduzida, devem poder ultrapassar as subidas mais inclinadas da cidade.
Devemos fazer como já se fez em diversos países desenvolvidos como a Suiça, Noruega, Suécia, Alemanha e Dinamarca (entre outros) e instalar estes "Elevadores em carril"
(Foto do Carril http://lh4.ggpht.com/_S0f-AWxKVdM/STqcato_egI/AAAAAAAAD0A/-tkW7MU4zXQ/trampe-bicycle-lift%20(4)_thumb.jpg?imgmax=8001
Foto de Utilizadores no Carril 1 http://s3files.core77.com/blog/images/2014/12/0trampe-002.jpg
Foto de Utilizadores no Carril 2 http://img.weburbanist.com/wp-content/uploads/2010/10/trampe-bicycle-lift.jpg
Foto de Utilizadores no Carril 3 http://img.izismile.com//img/img2/20090805/bicycle_lift_00.jpg
Foto de Utilizadores no Carril 4 http://www.baraskit.se/random/img/24/bicycle_lift/03.jpg
Têm a vantagem de poderem também ser utilizados por Peões como se comprova nestas fotografias:
1 http://sites.google.com/site/bradinbergen/B8g-large-rot-90.jpg
&
2 http://img.weburbanist.com/wp-content/uploads/2010/10/trampe-bike-lift.jpg
&
3 http://trampe.no/images/slides/06.jpg
A sua aplicação irá melhorar a vida aos, cada vez mais, milhares de idosos da nossa cidade e permitir também que qualquer pessoa suba as subidas mais íngremes a pé ou na sua bicicleta sem esforço, e, quando a subida íngreme termine possa continuar o seu caminho normalmente, a caminhar ou a pedalar.
Pode ver as enormes vantagens para os cidadãos neste pequeno vídeo http://www.youtube.com/watch?v=7j1PgmMbug8
Em alguns locais da cidade de forte desnível, poderão ser aproveitados carris de eléctricos que já não são utilizados para serem transformados nesta ferramenta muito útil para peões e ciclistas.
Estes "elevadores" para peões e bicicletas deveriam ser instalados prioritariamente nas subidas mais inclinadas com maior fluxo de moradores e de turistas.
Ficam aqui os locais com maior urgência em ter esta ferramenta de promoção da mobilidade sustentável:
- Na Rua dos Jerónimos (desde um pouco antes da Casa Pia até ao topo superir do Estádio do Restelo);
- Na Calçada da Ajuda (desde o Picadeiro Henrique Calado até ao Palácio da Ajuda);
- Na Calçada do Galvão (desde o Jardim Botânico Tropical até ao Cemitério da Ajuda) ;
- Na Avenida das Descobertas (desde o início até ao posto da BP do Restelo);
- Na Avenida Dom Vasco da Gama (desde o início até ao fim da rua);
- Na Av. Engº. Duarte Pacheco (desde o Marquês de Pombal até um pouco antes do cruzamento cpm a Av. Conselheiro Fernando de Sousa)
- Na Av. Infante Santo (desde o início da zona baixa até ao cruzamento com a Rua de Sant'Ana à Lapa)
- Na Rua do Alecrim (desde o início até ao Miradouro de São Pedro de Alcântara)
Criando estas infra-estruturas o número de pessoas a deslocar-se a pé e de bicicleta (em detrimento de veículos poluentes) na cidade vai aumentar significativamente e vai permitir que outros, que hoje em dia por circunstâncias da vida não podem pagar transportes públicos ou ter veículo motorizado, passem a circular mais pela sua cidade.
Lisboa daria mais um passo significativo em termos de mobilidade sustentável, e acentuaria, ampliando, as suas reconhecidas valências turísticas, com impacto mediático gerador de atractividade.
Local
Lisboa
Documentos
Documento
559.84 Kb
Conclusão do perfil
Precisamos que complete as informações em falta do seu perfil para que possa continuar a utilizar a plataforma como utilizador autenticado.
O seu perfil está completo! Pode retomar a navegação como utilizador autenticado.
Loading
Definições das cookies
Este site usa cookies. Com o seu consentimento, vamos usá-los para adequar o site consoante as suas preferências.