Criação de rede de "Little free libraries" em Lisboa
Descrição do Projeto
Objetivo do projeto: Criar os fundamentos para uma futura rede de Bibliotecas Comunitárias na cidade de Lisboa
Resumo do projeto:
As bibliotecas comunitárias apresentam-se em diversos formatos e com as mais variadas tipologias de gestão. A sua génese, enquanto rede organizada, parece estar ligada à implementação do projeto “Litle Free Libraries” nos EUA, projeto esse gerido por uma Organização sem Fins Lucrativos e atualmente disseminado em todo o mundo. Em Lisboa, estão registadas no site do projeto duas “Little Free Libraries”. Em Portugal vem-se tornando comum a existência de bibliotecas comunitárias instaladas em Cabines Telefónicas, resultando de um projeto de requalificação destes equipamentos promovido pela Fundação Altice, à qual se associam, geralmente, Juntas de Freguesia. Em Lisboa existem 5 destas cabines, segundo o site da Fundação Altice. Existem também pequenas bibliotecas comunitárias de vários tipos instaladas em associações, coletividades ou mesmo em cafés. Este movimento de implementação de bibliotecas comunitárias constitui-se, tendencialmente, através de iniciativas da sociedade civil, geralmente sem envolvimento do poder público, sendo no entanto frequente o envolvimento de Juntas de Freguesia no projeto de reconversão de Cabines Telefónicas da Fundação Altice. As coleções destas bibliotecas comunitárias são fruto de ofertas e/ou trocas feitas por entidades que apoiam os respetivos projetos, ou pelas pessoas a quem estes se destinam. A Divisão da Rede de Bibliotecas (DRB) encara estas iniciativas como fundamentais para uma política de Leitura Pública da cidade de Lisboa e considera que a sua génese na sociedade civil é salutar para a promoção da cidadania e a consolidação de laços de pertença à comunidade. Assim, a DRB propõe estimular a continuidade e crescimento deste tipo de ambientes de partilha, lançando as fundações para a eventual construção de uma “Rede de Bibliotecas Comunitárias de Lisboa”.
Este projeto, com a designação temporária de “Livros à Solta”, pretende constituir-se como uma plataforma agregadora das diferentes iniciativas de troca, partilha ou empréstimo informal de livros na cidade de Lisboa.
Ancorada no Site da Rede BLX, a proposta passa por criar uma área de dedicada ao projeto Livros à Solta, destinada a quem promove as iniciativas e a quem delas usufrui. Esta área deverá incluir:
> Especificamente para quem promove as iniciativas:
• Um formulário eletrónico para registo das entidades no “Mapa de Bibliotecas Comunitárias” indicando, entre outros, responsável, tipo de biblioteca (cabine, armários, etc.), temáticas, regras, localização, foto do ponto de troca e vídeo de apresentação do projeto.
• Um formulário eletrónico que permita às entidades promotoras solicitarem à DRB oferta informal de livros indicando, entre outros, temáticas e quantidades.
• Uma página com boas práticas, na qual se divulguem projetos similares, nacionais ou estrangeiros, como o “Litle Free Libraries” ou as Cabines Telefónicas, entre outros.
> Especificamente para as pessoas interessadas em encontrar Bibliotecas Comunitárias:
• Um “Mapa de Bibliotecas Comunitárias”, baseado no Google Maps ou LXi, com a identificação, na cidade, dos postos registados e com um resumo da informação sobre cada posto, como por exemplo, foto, localização, e link para a página personalizada também disponibilizada no site do projeto;
• Uma página personalizada de apresentação de cada entidade registada, indicando e disponibilizando, entre outros, identificação da entidade responsável, pequeno vídeo de apresentação do projeto, localização, condições de utilização, colaborações desejadas (voluntariado, oferta de livros, etc.) e contactos.
• Uma página dedicada à partilha de opiniões sobre as leituras feitas de livros existentes nos postos de leitura. Aqui as pessoas serão convidadas a partilhar uma fotografia e a localização do posto onde foi buscar o livro e a sua opinião sobre o livro que leu.
Uma vez implementado, com um design próprio, o projeto “Livros à solta” será amplamente divulgado pelos canais habituais da DRB e da Rede BLX.
Com este conjunto de ferramentas queremos, nesta primeira fase, dar visibilidade às Bibliotecas Comunitárias existentes, participando assim para a sua divulgação e, esperamos, incentivando a sua disseminação e multiplicação. Paralelamente, incentivamos a partilha, a troca e a reutilização, num lógica de economia circular, na qual os livros candidatos a reciclagem podem ganhar nova vida num destes postos de troca.
Caso este projeto resulte, julgamos que poderá ser o percursor de uma futura “Rede de Bibliotecas Comunitárias de Lisboa”, permitindo então a oferta de outros serviços, não incluídos nesta primeira fase.