Redução da poluição e preservação / recuperação do ecossistema e da biodiversidade
Ecopontos para trituração e injeção de plástico
Descrição do Projeto
Objetivo:
Educar através de um processo tangível ao público, relativamente rápido e participativo, quer dos locais quer dos turistas.
Criar produtos cuja mais valia esteja no processo de reciclagem, favorecendo a economia circular, e promovendo o consumo consciente.
Localização: FabLab - Mercado Forno do Tijolo a coordenar pela DMEI/DISE.
O projeto consiste em adquirir:
- As trituradoras, - A máquina de injeção, precisa de ligação a corrente para aquecer o barril e assim deformar o plástico.- Os moldes de alumínio, dos objetos que se queiram produzir, -unidade de reciclagem.
- Campanha de promoção através das redes sociais.
Criação de um plano de manutenção para o correto funcionamento do equipamento e formação do operário.
Partindo do pressuposto da reutilização do plástico, convidando a comunidade à prática, através da recolha e entrega de plástico usado, bem como à sua transformação noutros produtos, transformando o plástico reciclado em objetos úteis, pode ainda ser direcionada para a reparação de equipamentos e criação de novos objetos, em colaboração com designers, artífices ou artistas. O projeto em si garante, portanto, a sua própria sustentabilidade. A participação ativa criará a oportunidade de envolver os mais jovens e a comunidade sénior e, assim, aumentar a sensibilidade e consequentemente, a adesão a este princípio básico da sustentabilidade.
O projeto será implementado na instalação municipal FabLab, coordenado pela Direção Municipal de Economia e Inovação e a aquisição de serviços feita pela CML.