Escola Pública / Public School

Descrição

http://la.thepublicschool.org/about Este projecto foi fundado em Los Angeles, em 2007. É uma escola que tem um modelo totalmente livre, livre de currículos. O seu funcionamento parte de uma premissa relativamente simples: as aulas são propostas pelos cidadãos (quero aprender tal assunto ou quero ensinar tal ideia), de seguida são avaliadas por uma comissão, que remete a ideia para o site. Posteriormente é dada a oportunidade aos cidadãos para se inscreverem e, finalmente, quando existirem pessoas suficientes, a escola procura um professor e oferece a aula proposta aos cidadãos que a desejam. O valor das aulas propostas resulta de uma negociação entre a comissão, professores e alunos. De nota que este projecto educativo não é acreditado, não atribui graus de ensino, nem tem qualquer ligação ao sistema de educação pública. Este projecto tem vindo a crescer largamente desde 2007 e já disseminou novas escolas, usando sempre o mesmo modelo de participação cívica na escolha das aulas e dos professores, noutras cidades e pelo mundo fora, tais como, Chicago, Filadélfia, Nova Iorque ("Escola Pública de Arquitectura"), Paris, Bruxelas, Finlândia e México. É um projecto que remete para uma consciencialização da importância da participação cívica e dos processos de decisão pública na vida de uma urbe, a par com uma vontade para criar novos rumos para a educação de todos. Mesmo existindo um espaço físico onde as aulas são dadas, toda a informação, propostas e inscrições é feita no web site. Neste projecto a internet surge como ponto de partida e de organização da informação, mas o lado presencial, inter-relacional e inter-geracional é um ponto central e funciona como mecanismo de aproximação e humanização dos cidadãos. Este modelo funciona numa base auto-organizativa dos processos educativos, a partir da desconstrução das barreiras habitualmente impostas pelas disciplinas (arte, história, arquitectura, engenharia, design, politica, filosofia, ciência, etc.). Num projecto desta natureza podemos assistir a trajectos como, por exemplo, alguém que se forma em engenharia civil, começa a interessar-se por arquitectura, passa por programação informática e acaba a debruçar-se sobre a critica de arte. São estas combinações ricas e transdisciplinares que o modelo da "Escola Pública" pretende promover. Em suma, este projecto pretende criar uma ferramenta que explora processos educativos mais participados.

Local

Lisboa

Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Rejeitada