Festival AoGosto 2012
Descrição
O Festival AoGosto (AG) é um festival de artes performativas e linguagens convergentes. Festival AoGosto, porque é ?ao gosto do freguês?. Pretende-se fugir de uma linha programática linear, focando as propostas na sua diversidade e qualidade. AG é composto por artistas convidados de diferentes áreas: teatro, dança, performance, vídeo, música, instalação, fotografia, cinema e artes plásticas.
As linhas de orientação do Festival AoGosto (AG) apostam na diversidade artística como motor de uma política cultural descentralizada do circuito institucional: apostar na proximidade junto da comunidade local lisboeta e criar uma rede de circulação cultural entre o público jovem de diferentes contextos de lazer, promovendo o seu acesso e participação cívica em diversas actividades do Festival.
A Associação SOU ? Movimento e Arte produziu a edição zero do Festival AG, de 9 a 14 de Agosto de 2010, no Espaço SOU. Em 2011, o Festival AG aposta num intercâmbio com outros pólos de Lisboa de forma a criar um foco cultural de contaminação dentro dos próprios bairros, alguns deles fortemente marcados pela multiculturalidade e problemáticas de integração social.
Na edição de 2012, o objectivo deste Festival é criar uma estratégia conjunta com a Câmara Municipal de Lisboa de forma a estender e solidificar uma teia cultural que irá unir residentes e públicos de diversos pólos estratégicos que contrastam na faixa etária, na cultura, no estrato social, nos géneros artísticos, nos hábitos de lazer e nas características específicas de cada sede do Festival. A descentralização cultural passa também pela circulação de novas tendências performativas e de artistas internacionais no interior de bairros. Desta forma, o Festival AG pretende ser um evento de promoção das artes performativas onde os artistas convidados podem também usufruir de uma plataforma que possibilita a apresentação de trabalhos mais intimistas e/ou experimentais que durante o ano nem sempre têm oportunidade de desenvolver e que podem encontrar, neste contexto, um importante alicerce para futuros projectos artísticos. São artistas que actuam em palcos mais institucionais, outros apresentam-se em espaços mais alternativos, tanto em Portugal como no estrangeiro. Juntam-se na 2ªsemana do mês de Agosto para criar ?uma sopa de pedra na festividade? e provar que a arte não vai de férias em Lisboa.
Uma das grandes valências deste projecto é contribuir para aumentar as propostas culturais neste concelho, num período onde essa oferta é menor em relação ao restante ano. Dinamizar espaços de proximidade de dimensão cultural e participação cívica e estimular o contacto da população com os ambientes criativos será um bem comum a atingir entre todos.
Em suma, o Festival AG pretende chegar mais próximo do público menos habituado a frequentar as redes culturais mais institucionais, criando pontes entre as diferentes entidades de forma a promover a circulação e contaminação de novos públicos com novas correntes performativas.
Ver em anexo dossier do Festival.