A Casa da Mobilidade (da Mouraria)
Descrição
A Casa da Mobilidade : uma casa para a mobilidade : de vida, de vocação...
Palavras Chave Mobilidade através de estágio, formação, trabalho para a comunidade e em projetos da comunidade, experiência internacional, empreendedorismo:
Fundamento : Nestes tempos de taxa de desemprego altíssimas na UE e de falta de recursos e abertura profissional, a mobilidade é uma experiencia prática e imediata, a nossa mobilidade traz também frutos para a comunidade...
O diagnóstico As necessidades das instituições/projetos do terceiro sector mostram uma falta de Recursos Humanos bastante evidente.
Conceitos de base do modelo económico da casa :
1) Muita visibilidade : prédio com visibilidade;
2) Projeção local : envolvimento da população, através dos Educadores de Rua das instituições a atuarem na Mouraria;
3) Internacional : através de todas as instituições dos 50 países membros da rede Dynamo Internacional de trabailhadores sociais de rua e de um trabalho profundo com instituições internacionais, fundações e filantropos nacionais e internacionais.
4) O projeto é apoiado com os donativos, a consignação fiscal, a BVS, Projetos de mobilidade EU (Leonardo da Vinci, Grundtvig...)
5) Troca de serviço : os estagiários/trabalhadores recebem teto (encontrar prédio com características no território, 7/8 quartos mínimo) e comida (protocolo com cozinha comunitária da Mouraria) e oferecem o seu trabalho (tempo e competências) nos projetos comunitários para a comunidade (nas instituições locais).
6) No caso seja possível o prédio tem duas entradas, uma para o estagiários/trabalhadores e o espaço do résdochão serve como espaço aberto para trabalho comunitário (open space, world cafés...) e tem serviço de cafetaria no dia.
Público alvo : Estagiários / trabalhadores voluntários com bolsas de mobilidade europeias ou outros trabalhadores voluntários locais. Os estagiários/trabalhadores vêm do mundo inteiro aproveitando redes internacionais para o desenvolvimento, por exemplo a rede internacional de trabalhadores sociais de rua, http://www.streetwork.net/en (associada a Conversas de Rua) e os locais vão para o mundo inteiro. Há uma monitorização estreita desde o perfil/missão, desenvolvimento da missão, carta de princípios e regras casa da mobilidade/trabalhador...
Estimativa de Orçamento para 12 meses (obras e inicio de actividade) : 150 000 euros para 12 meses.
Local
Largo do Terreirinho 31