De vez para três
Descrição
Este projeto visa retirar 3 sem abrigo da rua, através de uma intervenção piloto, responsabilizadora e sustentável.
A um grupo de semabrigo será disponibilizado apoio (adicional) por um período máximo de 9 meses, visando criar condições para a saída voluntária, autónoma e permanente da rua.
O apoio consistirá em:
formação profissional (a protocolar com instituição adequada) que prepare o acesso a um estágio ou emprego (a protocolar com empresas com intervenção relevante na área da responsabilidade social) no final do período de suporte;
acompanhamento regular por técnicos dos serviços sociais relevantes e apoio psicológico, de preferência recorrendose também a um exsem abrigo como mediador; estes acompanhamentos deverão ajudar a estruturar a reinserção e serão feitos em regime de tempo parcial e recorrendo também a voluntários;
disponibilização, durante o período de intervenção, de lugar numa camarata ou pensão, de refeições numa cantina social e de algum vestuário.
A ação será proposta a um número alargado de semabrigo, procedendose depois a uma seleção, de acordo com a vontade demonstrada e ausência de incapacidades ou comportamentos de dependência.
Ao longo do período, procurarseá estabelecer uma dinâmica de grupo que reforce a entreajuda, responsabilização e apoio mútuo. Também será feita uma apresentação do projeto e dos participantes às suas vizinhanças, de forma a promover as relações de comunidade e o apoio de social de proximidade.
Este projeto será antecedido de uma consulta às entidades com mais experiência no terreno e de um rápido e focado ajustamento às mais robustas boas práticas de intervenção com este públicoalvo, evitando erros desnecessários. A implementação será realizada através das entidades que já trabalham no terreno com os semabrigo.
A intervenção do projeto seria, indicativamente, de 9 meses, antecedidos de 2 de preparação e seguida de 1 de monitorização e avaliação, numa duração total de 12 meses.
Uma cidade é apenas tão desenvolvida e civilizada quanto a dignidade que permite aos seus cidadãos mais desfavorecidos.