Propostas

#532
Toda a cidade

Lisboa ainda mais ciclável Sinalização em ruas de sentido único para permitir a circulação de bicicletas em ambos os sentidos

Descrição

Dado o aumento assinalável do número de utilizadores da bicicleta como meio de transporte utilitário e do interesse que tem vindo a gerar nos últimos tempos a deslocação em bicicleta em meio urbano, propõese a criação de percursos cicláveis mais seguros e directos recorrendo a sinalização em ruas de sentido único automóvel e similares para permitir a circulação de bicicletas em ambos os sentidos. Esta prática tem tido sucesso noutras cidades da Europa (ver referências no ficheiro anexo) e a própria CML já utilizou este procedimento em pelo menos uma situação: numa parte do percurso da ciclovia BelémCais do Sodré, como documentam as imagens em anexo. Esta medida tem a vantagem de aumentar a segurança do ciclista, já que nestas vias vê o trânsito automóvel de frente e os automobilistas também o vêem de frente. Por outro lado, ao não ser necessário o ciclista seguir o sentido de trânsito automóvel, há também uma redução da distância percorrida evitando a fadiga. Esta solução tem também a vantagem de, graças à visibilidade da sinalética, aumentar a consciencialização dos outros utilizadores da via pública da presença, e legitimidade dessa presença, de ciclistas nas ruas. Foram identificadas pelos proponentes algumas vias onde se poderia implementar esta medida, criando percursos no total de cerca de 26 km: http://goo.gl/maps/qQLB Os critérios utilizados para a identificação das vias foram: Ruas de uma faixa e um sentido de trânsito automóvel Falta de alternativas cicláveis na via Pouca inclinação ascendente (deve ser possível subir com uma bicicleta de cidade sem mudanças) Sem restrições de inclinação no sentido descendente Largura da rua deve permitir a passagem segura No caso de zonas de trânsito proibido ou reservado a BUS, deverão existir já excepções para outros veículos Estimamos que o investimento necessário à de implementação desta medida seja de cerca de 12.000 euros para os percursos identificados, sendo evidentemente ampliado se a medida puder ser implementada em toda a cidade de Lisboa. Cremos que esta medida, simples e de muito baixo custo possa incentivar ainda mais a utilização da bicicleta como meio de transporte urbano, aumentar a segurança de ciclistas e automobilistas e ter outras vantagens indirectas. Siganos em www.facebook.com/LisboaAindaMaisCiclavel

Local

Toda a cidade de Lisboa

Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Aprovada

A proposta uma vez aceite, deu origem ao projeto que apresentamos abaixo. Quaisquer mudanças em relação à proposta original foram trabalhadas junto do preponente e com as entidades competentes.

OP 2012 #151
33 votos
Toda a cidade
500.000€
Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes