Propostas

#574
Toda a cidade
Margarida Costa
20/08/23

MODERNIZAÇÃO DA EMEL

Descrição

Dada a elevada penetração de telemóveis e de forma a elevar a utilização de parqueamento pago, através de medidas que garantam maior comodidade e transparência, a EMEL deverá avançar com o desenvolvimento de mecanismos de parqueamento que utilizem o telemóvel como forma de parqueamento.Existem várias soluções possíveis, e vários case studies mundiais, sendo que o mais eficaz será provavelmente o que descrevo em baixo: 1) Utilizador regista o seu automóvel no site da EMEL, associando o seu número de telemóvel ao mesmo 2) Após o acto de parqueamento, dirigise a uma máquina e selecciona a opção pagamento por telemóvel. A máquina retorna um código que o mesmo deverá enviar para um dos números curtos apresentados. A escolha do número curto dependerá do período que pretende ficar, já que a cobrança de valor acrescentada varia consoante o número para o qual se envia o SMS. 3) 5 minutos antes do tempo para parqueamento expirar, o utilizador recebe no seu telemóvel uma mensagem a informálo que deve enviar nova mensagem para um dos números curtos para aumentar o tempo que pretende que o seu carro fique no lugar 4) O revisor da EMEL teria um smartphone ou tablet onde poderia verificar num área online (acesso 3G ou 4G necessário) criada para o efeito e integrada com o sistema de estacionamento, os diferentes veículos parqueados na sua zona e o tempo de duração que cada um teria. Isso permitiria igualmente flexibilizar o trabalho destes colaboradores, tornando o seu trabalho mais eficiente. O único ponto negativo desta situação está relacionado com os custos que resultariam do tráfego mobile junto das operadores móveis. Contudo, dado o poder negocial da CML, seria à partida possível através da cedência de espaço e visibilidade para comunicação garantir acordos que garantiriam que a utilização destes números curtos não teriam qualquer custo para a CML ou EMEL.

Local

Transversal as todos os locais com parqueamento pago e sob tutela da EMEL

Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Rejeitada