O Centro de Inovação da Mouraria
Descrição
Proposta para o Centro de Inovação da Mouraria :
A proposta para o Centro de Inovação da Mouraria (CIM) tem como linhas de força subjacentes os dois princípios seguintes: ter uma ligação orgânica ao território da Mouraria e estar conectada ao Mundo. Ou seja, definese como um espaço de cruzamento de recursos e potencialidades endógenos e exógenos, com vista à promoção do desenvolvimento local, do empreendedorismo e da inovação ? tanto de carácter económico, como de carácter social.
A nossa proposta transcrevese assim com dois objetivos estratégicos:
a) O CIM é um ponto de apoio e sinergia para todas as iniciativas de desenvolvimento, empreendedorismo e inovação na Mouraria.
b) O CIM está inserido em várias redes internacionais para o desenvolvimento, o empreendedorismo e a inovação.
Para atingir esses objectivos, e mais concretamente, o CIM deverá assumir cinco valênciaschave:
1) Polo de aprendizagem e conhecimento: que traz para o território através de acontecimentos de tipo conferência, seminários, workshops e formação conhecimento actual, inovador e relevante, de acordo com as linhas de orientação a definir pelo ?comité científico e estratégico? do CIM.
2) Polo de criação e inteligência coletiva que trabalha desde a ?ideia?, fomentando a criatividade assim como a proactividade e a produtividade. As ferramentas de facilitação (Art of hosting, Open space, World cafés e outras) e um ambiente accelerador na aprendizagem organizacional são usadas no quotidiano deste espaço de criação, cocriação e emulação por excelência. Aprendizagem metodológico e eficiência coletiva são as metas deste polo, condições sinequanon para o sucesso dos criativos e promotores de projectos.
3) Polo de apoio à incubação e à dinamização territorial: que oferece meios de apoio tangíveis e intangíveis à implementação de iniciativas empreendedoras na Mouraria (tanto de carácter empresarial como de carácter social), e meios para a transformação/revitalização dos negócios já existentes e dos ofícios tradicionais que fazem parte da identidade da Mouraria. Este pólo acompanha os promotores/empreendedores apoiando o acesso a parcerias, financiamento, apoio jurídico, gestão, comunicação, entre outras competências importantes. Paralelamente, este polo procurará reforçar a densidade e a robustez do tecido de empresas, instituições sociais e ofícios da Mouraria.
4) Polo de envolvimento da comunidade: utilização dos espaços exteriores e do auditório para apoio a iniciativas que permitam uma maior participação social. O envolvimento da comunidade local fazse designadamente através de iniciativas sociais, culturais, económicas, lúdicas, etc.
5) Polo de relações internacionais: que intervêm transversalmente com todos os outros pólos criando redes de trocas de experiencias e aprendizagens, de experimentação social, e dando uma maior visibilidade e adesão a nível nacional e internacional.
Nota: Apesar de possuir características distintivas/diferenciadas, o Centro de Inovação da Mouraria poderia integrarse na rede de incubadoras da CML.
A estimativa do orçamento é de 500 000 euros.
Exemplos/benchmarks inspiradores:
www.marsdd.com/
http://waag.org/en
www.socialinnovationpark.org/
www.socialinnovationpark.com/
http://startuplisboa.com/
www.thehub.net/
www.laruche.net/
www.la27eregion.fr/
www.youngfoundation.org/ourwork/venturesandinvestment/ourventures/ourventures
Entre muitos outros
Estimativa de orçamento de 500 000 euros para 18 meses
Local
Quarteirão do Lagares