Wifi gratuito em espaços públicos de grande afluência turística
Descrição
A minha proposta visa a instalação de acessos wifi gratuitos na cidade, em locais públicos de grande afluência de turistas; entre outros salientaria a praça do Rossio, o Terreiro do Paço e a Rua Augusta, assim como o Castelo, o jardim de Belém e o Chiado/Largo do Camões. Esta proposta visa potenciar a promoção turística da cidade, feita pelos próprios turistas que a visitam, de forma espontânea, imediata e com vasto alcance em termos de públicoalvo.
A massificação dos chamados 'smartphones' e a facilidade de acesso, através destes, às redes sociais e de 'blogging', veio tornar a partiha de informações, textos, fotografias e vídeo, muito mais fácil e em tempo real. O potencial de promoção turística associado a esta realidade é enorme, mas tem como obstáculo, para os turistas estrangeiros, o custo de acesso à internet, na medida em que pagam 'roaming' de dados se pretenderem fazer este tipo de partiha enquanto estão de visita, em valores que são normalmente muito elevados.
No sentido de faciitar e potenciar a partiha de imagens, vídeos e textos de turistas que visitam Lisboa, em redes como o Facebook, o Twitter, o Fickr, o Tumblr, e ainda em aplicações como o Instagram, de forma gratuita e imediata, julgo que a instalação de redes wireless de acesso gratuito seria um bom investimento, que traria como retorno uma forte promoção internacional, com testemunhos em tempo real de quem está a conhecer a cidade e tudo o que ela tem para oferecer.
Cidades como Nova Iorque, por exemplo, já disponibilizam este tipo de serviço, o que permite que, independentemente da nacionalidade, qualquer turista, através do seu telemóvel, se sinta à vontade para partilhar os momentos que está a viver com os seus amigos, familiares e seguidores (que podem tornarse nos próximos visitantes da cidade).
Local
praças, ruas e jardins