Recuperação do Salão Nobre do Conservatório Nacional de Lisboa
Descrição
Esta proposta tem como objectivo a recuperação da estrutura do Salão Nobre do Conservatório Nacional, de modo a permitir prosseguir e consolidar o seu papel de pólo cultural dinamizador da cidade de Lisboa e, particularmente, do Bairro Alto.
O Salão Nobre do Conservatório Nacional de Lisboa é um espaço notável de grande relevância artística e arquitectónica, detentor de uma acústica ímpar internacionalmente reconhecida. Este célebre equipamento cultural lisboeta, com 287 lugares, tem sido palco, desde a sua inauguração em 1892, de importantes acontecimentos ao longo da sua história, permanecendo até hoje como um espaço frequentemente seleccionado para gravações, espectáculos e audições. Aliadas a estas qualidades, a posição deste Salão Nobre no coração de Lisboa e a variedade dos espaços qualificados que o constituem e lhe conferem autonomia funcional um grande átrio polivalente com entrada directa e independente pela rua dos Caetanos, bengaleiro, bar e instalações sanitárias próprias determinam a sua relação privilegiada com a comunidade, acolhendo ou associandose a entidades públicas e privadas tão diversas como Associação Adeco, Sindicato Professores da Grande Lisboa, Centro Nacional de Cultura, ou a Câmara Municipal de Lisboa, com acontecimentos não só de música e dança, mas também exposições e visitas guiadas.
No entanto, como é do conhecimento público, parte da estrutura deste espaço encontrase em crescente estado de degradação.
Dos trabalhos de grande urgência a executar, destacase a estabilização estrutural do alçado Sul e respectivo balcão lateral que se encontra há vários anos inacessível e suportado por escoras metálicas, de forma a evitar a sua derrocada, bem como a reabilitação das zonas degradadas do telhado, de forma a eliminar infiltrações que acelerem a degradação do Salão.
A reabilitação atempada desta estrutura não só evitará uma perda patrimonial irreversível como significará a consolidação do seu insubstituível papel na vida da cidade.