CAMPO DE TREINOS PARA SOLDADOS DA PAZ
Descrição
O treino dos voluntários, homens e mulheres, que todos os dias ajudam milhares de pessoas e salvam dezenas de vidas na cidade é fundamental. Hoje, os voluntários não têm, em Lisboa, qualquer local, próprio, para treinar cenários urbanos. O treino é essencial para, na hora do socorro, não se perderem vidas, não se agravar uma condição delicada e urgente. No fundo, para que o socorro seja efectivo, competente e rigoroso.
Com esta proposta pretende-se aproveitar o processo que está já em curso de transferência de um quartel dos bombeiros para terrenos municipais, em frente à antiga Escola Afonso Domingues, requalificando a zona e criando, em local imediatamente adjacente, espaço essencial para o treino e qualificação dos bombeiros voluntários que prestam serviços de saúde em toda a cidade e, ainda, cobrem todas as necessidades de socorro a mais de 350 mil pessoas diariamente.
Assim, propomos a criação de um campo de treinos de referência, aberto a todos os bombeiros voluntários do país, no referido espaço. Para tal bastaria delimitar o espaço e equipa-lo com estruturas de treino para os bombeiros, requalificando e valorizando a envolvente dos terrenos que actualmente são baldios desertos, degradados e sem qualquer uso.
Além do mais a proposta englobaria infraestruturas de apoio ao treino, colocação de betuminoso com infraestrutura de saneamento para águas pluviais, vedação do perímetro e um monobloco de apoio ao campo de treino.
Este projecto, que pode contar com apoios não só camarários mas também de mecenas e individuais, criará em Lisboa um ponto de referência para a qualificação dos voluntários e, ainda, engloba um centro de formação para todos aqueles que, com enorme vontade e disponibilidade pessoal, queiram servir entre os soldados da paz ? não apenas de Lisboa, como de todo o país.
Local
Calçada do Duque de Lafões 49 Portugal