Propostas

#647
Economia e Inovação
Pedro Pinto Ribeiro Magalhães Pacheco
20/08/23

CENTRO ARTESANAL DE PRODUÇÃO E FORMAÇÃO TEXTIL PARA A ÁREA DE DESIGN E LUXO

Descrição

Os mercados de Luxo e Design aplicados é decoração e Arquitectura de interiores têm dotado a industria nacional de um nicho de mercado de valor acrescentado que tem permitido não só o emprego de milhares de pessoas mas também a expansão do Design Português e a venda de produto fabricado em território nacional com vantagens para produtores, intermediários, e designers nacionais, que conseguem vingar internacionalmente, ao ponto de Portugal ser, neste momento, considerado um dos expoentes mais importantes do Design Europeu. Ao nível do Têxtil de Decoração, porém, as poucas unidades existentes encontram-se na província, mais orientadas para grandes produções e grandes marcas, apresentando grande resistência à confecção de produtos individualizados e como tal manifestando também grande resistência em prestar um serviço ao cliente com o correspondente nível de exigência, fabrico de amostras e seguimento da produção . A deslocação dos designers à produção é custosa, não permitindo um acompanhamento em tempo real do fabrico dos projectos e do desenvolvimento do produto. Esta distância dificulta muito o devido conhecimento do know-how associado ao fabrico dos produtos, e as características dos materiais. Esta distância não só dificulta a divulgação do produto junto dos profissionais prescritores mas também junto do mercado, que, por desconhecimento, não valoriza devidamente o produto que tem à sua disposição, caindo tão frequentemente na valorização dos produtos estrangeiros, mais caros e de menor qualidade, só por serem estrangeiros. Como corolário, falta ainda mencionar que grande parte destes produtos, para além de conceito e Design nacional, têm uma componente de mão de obra elevadíssima, tornando o fabrico do produto em obras de arte muito valorizadas em mercados de Luxo, sobretudo ao nível internacional. A falta de pessoal formado e especializado é um grande entrave à devida gestão deste tipo de actividade, tornando a produção pouco flexível. Desta conjuntura nasce uma oportunidade única: está em falta um centro de produção artesanal, de peças únicas e individualizadas, que inclua não só a formação profissional de funcionários especializados, mas também a devida (in)formação dos profissionais e colegas que trabalhem na área do interiorismo. A existência de um centro destes poderá também aproximar o público da produção, de forma a comunicar o elevado valor de trabalho desenvolvido, manufactura artesanal e superior qualidade do produto. Dado o elevado componente manual, ficará criada a possibilidade de formar funcionários especializados, para uma actividade quer de full time quer de part-time; para uma actividade permanente ou para uma actividade secundária. O objectivo será então criar um centro de formação e produção com os seguintes objectivos: ? Montar uma pequena unidade/oficina/atelier de produção de tapetes altamente profissionalizado, para os mercados de Design de Interiores, segmento alto e Luxo. Inicialmente esta unidade deverá contar com 8 pessoas a tempo inteiro. Produção de cerca de 400m2 por mês de tapetes, como máximo para uma primeira fase, segundo dois processos independentes de produção. ? Com base neste atelier montar um centro de formação para profissionais, que poderão contar com um espaço de trabalho que lhes permita acompanhar o desenvolvimento de protótipos, novos designs, e acompanhar a produção. ? Do lado da formação de artesãos, será possível montar um centro de formação na área de tecelagem, tufagem e acabamento. Poderão, em caso de expansão, colaborar com o atelier, e desenvolver toda uma série de competências não orientadas para a actividade, mas fazendo renascer antigas artes altamente valorizadas. Esta componente não só combate a inactividade como permite fomentar a formação e, no limite, resgatar pessoas do desemprego. A aposta em formação para pessoal com mais de 40 anos não é incompatível com o projecto. ? Finalmente, agrupar um show-room ao fabrico (de onde se possa ver o processo de fabrico), não só permitindo a venda de modelos mas também o correcto visionamento da produção, possibilitando a sua valorização por consciencialização do mercado. ? Esta unidade contará com profissionais especializados, que aportarão o conhecimento e a colaboração de marcas premiadas internacionalmente. A existência de contactos prévios permitirão a internacionalização do serviço e o seu sucesso, a possível expansão para outras áreas do interiorismo: fabrico de mobiliário de design ao nível das peças únicas, iluminação, outros têxteis e, finalmente, outros tecidos.

Local

Lisboa

Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Aprovada

A proposta uma vez aceite, deu origem ao projeto que apresentamos abaixo. Quaisquer mudanças em relação à proposta original foram trabalhadas junto do preponente e com as entidades competentes.

OP 2014 #182
21 votos
500.000€