Corredor para Bicicletas na Rua Augusta
Descrição
Nesta proposta, sugere-se a criação de um corredor estreito para bicicletas na Rua Augusta.
Apesar de ter aumentado consideravelmente o número de ciclovias na cidade, a circulação na zona da Baixa Pombalina ainda é bastante penosa e muitas vezes é impraticável cumprir as regras de trânsito. O exemplo mais flagrante é o da Rua Augusta, onde actualmente não é permitida a circulação de bicicletas, sendo os infractores sujeitos a multa. No entanto, devido à falta de alternativas nas áreas circundantes, centenas de bicicletas circulam diariamente nesta rua da Baixa, em situação de infracção e sem condições de segurança para os peões e comerciantes. Dado que a situação actual não serve a ninguém, urge criar as condições para que os ciclistas possam circular de forma digna e segura no centro da cidade, sem prejuízo para os peões e restantes veículos.
As alternativas actuais à Rua Augusta são a Rua da Prata, no sentido Sul-Norte, onde há carris (perigosos para os ciclistas) e trânsito constante de eléctricos e autocarros, e a Rua do Ouro, no sentido Norte-Sul, onde a faixa da direita está reservada a transportes públicos.
Para regularizar esta situação, propõe-se uma solução de implementação simples e custo reduzido, como a mera introdução de sinalética no pavimento, que garanta condições de segurança tanto para os peões, como para os ciclistas, como para os comerciantes. Trata-se de uma solução frequentemente adoptada em ruas pedonais de outras cidades europeias.